• Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

Conheça também nossas redes sociais:

(19) 98110-9622

tendere@tendere.com.br

Tendere Fashion Talks no Minas Trend Preview



De 9 a 12 de abril acontece a edição Primavera-verão 2020 do Minas Trend Preview, em Belo Horizonte. É o maior salão de negócios de moda da América Latina, iniciativa da FIEMG (Federação das Indústrias de Minas Gerais). A Tendere participa pela primeira vez do Minas Trend com o Fashion Talks, que reúne dez profissionais e acadêmicos da área criativa para discutir três frentes: Inovação e Comunicação de Moda, Criatividade e Design e Economia da Moda – Inclusão, Economia Circular e Fintechs. A curadoria do evento foi feita por Patricia Sant’Anna, fundadora e CVO da Tendere.


A curadoria do primeiro Tendere Fashion Talks do Minas Trend Preview é feita por Patricia Sant'Anna e reune nove outros profissionais competentíssimos da área de moda e economia criativa.

O Minas Trend Preview é parte salão de negócios, parte semana de moda, parte feira cultural – de moda, design, gastronomia, cultura etc. É um salão que agita a cidade, muito além do setor de moda. Todos os dias, às 15h, o público também vai ter acesso a desfiles abertos.


Maior da América Latina

Minas Gerais reúne arranjos produtivos locais de grande importância para o setor de moda. São João Nepomuceno, Muriaé e Jacutinga são importantes APLs confeccionistas. Juruaia é produtora de lingeries, Nova Serrana, de calçados, enquanto Nova Lima é APL de gemas e joias.


Além de sua capacidade produtiva, Minas também se destaca no mercado brasileiro (e internacional) pela criatividade. Este é um esforço da indústria e, principalmente, dos estilistas e marcas mineiras que vem se consolidando desde pelo menos os anos 1980. De Graça Ottoni a Patricia Bonaldi, foram muitos os criadores e criadoras que se destacaram tanto no mercado nacional quanto com exportação.


O que se desenvolveu foi algo que o Brasil inteiro já conhece: a moda mineira. Esse branding se construiu a partir de elementos de estilo que conjugavam a informação de moda globalizadas com as artes manuais têxteis locais, tradicionais de diversos lugares do enorme e diverso estado de Minas. Como falar de moda em Minas sem rendas, bordados, tricôs, crochês? A ideia deu tão certo que dificilmente pensamos em moda mineira sem pensar nesses elementos. E é impossível falar de moda no Brasil sem falar da moda de Minas Gerais.


O branding da "moda mineira" se construiu principalmente a partir de elementos de estilo que conjugavam a informação de moda globalizadas com as artes manuais têxteis locais, tradicionais de diversos lugares do enorme e diverso estado de Minas Gerais.

Tendere Fashion Talks

Os Fashion Talks da Tendere são pensados para o público interessado – designers, empresários, empreendedores, profissionais, estudantes e demais trabalhadores da moda e da economia criativa – aprender e buscar repertório. São três palestras por dia, mais uma mesa de debates entre público e palestrantes. A mediação de todas as mesas é feita por Patricia Sant’Anna, da Tendere.

Os temas do Fashion Talks serão:


Inscrições

18h – Abertura do Fashion Talks (Manoel Bernardes)

18h10 – "Interação produto e significado para posicionamento da marca: é tudo questão de sentido" (Pablo Moreno Fernandes Viana - PUC MG)

18h40 – "Branding em Mídias Sociais: o caso da moda" (Tatiana Antoniazzi Brugalli - Aldeia Agência Digital)

19h10 – "Styling e Imagem de Moda: a construção da linguagem de uma marca de moda" (Astrid Façanha - PGEHA / USP)

19h40 – Debate mediado por Patricia Sant’Anna



Inscrições

18h – "Processo Criativo de Moda": o que é criar uma linguagem criativa no mundo contemporâneo". (Felicia Biekarck da Felicia Biekarck)

18h30 – "Como e porque usar Tendências para a realidade de consumo' do Brasil, América Latina e Hemisfério Sul". (Layla Mendes Instituto Federal do Rio Grande do Norte - Campus Caicó)

19h00 – "Arte, Design e Moda: sensibilização contínua e formação de gosto". (Vivian Berto – Tendere Pesquisa de Tendências)

19h30 – Debate mediado por Patricia Sant’Anna



Inscrições

18h – "Inclusão: como o setor de moda colabora e atua na Inclusão no Brasil e no Mundo". (Gustavo Venâncio Narciso – Incluser Plataforma de Inclusão)

18h30 – "Especialista em Economia Circular: os desafios de fazer uma moda sem desperdício". (Tainá Angela Vedovello Bimbati – Ambienta Instituto)

19h00 – "Fintechs e como usar o novo cenário financeiro trabalhar a favor de sua empresa"

(Victor Lavagnini Barboza – Tendere e GFC - Gestão Financeira Criativa)

19h30 – Debate mediado por Patricia Sant’Anna


As inscrições são gratuitas e podem ser feitas via web, na plataforma Sympla. Também há a possibilidade de se inscrever na hora, caso os pré-inscritos estejam ausentes.


Te esperamos lá!


Local: Expominas – Av. Amazonas, 6.200 - Belo Horizonte – MG Informações: www.minastrend.com.br

15 visualizações