Atualizado: há 19 horas



Este biênio é um desafio para todos. Do nosso cotidiano mais prosaico, até as grandes decisões sobre futuro de multinacinais, grandes conglomerados transnacionais, países e órgãos internacionais, todos foram afetados. Para a Economia Criativa como um todo, e da indústria da moda (têxtil-vestuário, couro-calçadista, joias, bijuterias e acessórios em geral) e do design (de produto, interiores e serviços), em específico, o baque foi imenso.

Houve muita gente, no entanto, que se dispôs a aprender, a se abrir para novos horizontes, a pivotar de área, a ganhar novas habilidades, bem como correu (e ainda corre) para aprender a fomentar o capital intelectual de todos a sua volta. Essas pessoas, entraram sem medo no mundo digitalizado, criaram novas parcerias, e se dedicou a compreender e se inserir nesse novo mundo. Assim, conseguiu se adaptar e sobreviver, e em alguns casos, crescer, nesse novo cenário. Esse texto vem falar de um momento crucial, que chegará em meses: o momento pós-pandemia. Mas como todo estudo de futuro, ele começa compreendendo o hoje.


Viver em pandemia


Viver em pandemia não é nenhuma novidade para o ser humano, desde a antiguidade enfrentamos diversas doenças de rápido contágio, e todas, sem exceção, tiveram consequencias em hábitos e formas de viver o cotidiano. Foi com a pandemia da chamada "gripe espanhola", ou "gripe de 1918" (causada pelo nosso conhecido, e ainda circulante, vírus H1N1, com cepas variantes como a que chamamos a pouco tempo de "gripe suína") que aprendemos a lavar as mãos antes de comer, ou depois de algum "trabalho sujo". Com a pandemia da AIDS (HIV) nós passamos a falar sobre sexo seguro, uso de preservativos, e trouxe todo o debate de DSTs para o dia a dia de todos. A Covid-19 também impacta a sociedade em que vivemos e muda os comportamentos. Inicialmente os comportamentos de higiene (ligados diretamente a segurança sanitária) são os primeiros que adquirimos/retomamos: lavar as mãos, passar álcool 70 em tudo, limpar as compras, tirar os sapatos na entrada de casa e desinfetá-los, não compartilhar copos, talheres, pratos etc., tomar banho ao chegar em casa, manter a imunidade sempre alta... enfim, uma série de práticas que hoje já se solidificaram no nosso dia-a-dia.


Para evitar o contágio rápido, a única coisa a se fazer, antes da vacina, é, quando possível, trabalhar em casa, o famoso, e já corriqueiro, 'homeoffice'. Este sobrepõem, em um só espaço, o mundo doméstico, familiar, de trabalho e também social e de lazer. Estas justaposições causaram problemáticas sérias, como, por exemplo, repensar onde e como se mora (verificamos um grande fluxo de pessoas indo morar em zonas rurais, praias, casas de airbnb etc.). Outro questionamento que surgiu foi: "o que é realmente importante dentro de minha casa?". Assim, desde mobiliários e eletroeletrônicos, até objetos decorativos, e mesmo o guarda-roupa e os produtos cosméticos, tudo foi questionado. Uma consciência radical sobre o seu espaço de viver foi construído ao longo desses 13 meses de confinamento (e que ainda vai continuar até a virada para 2022). Moral da história: diversos objetos passaram a serem compreendidos como desnecessários, e outros ganharam status de 'imprescindíveis'. Em uma perspectiva mais radical, vimos redefinições de arranjos de vivências familiares ("quem vai morar com quem" passou a ser um debate importante e realista para a saúde psicológica de diversas famílias). Em síntese, verificamos que o mundo de antes da pandemia não existe mais. E que o novo, que ainda se configura, já tem princípios e valores diferentes do que vivíamos no século XX. Você está preparado para viver no século XXI? Não os da ficção científica, mas este que se descortina na nossa frente?




Será que viramos 'bichos pragmáticos'? Sim e não.


Ficar em casa e ter que administrar vida doméstica, social e familiar ao mesmo tempo, não é coisa fácil, mesmo para quem mora sozinha(o). Trata-se de uma equação complexa que não tínhamos que resolver até o momento da pandemia. Neste momento, muita gente começou a compreender que organização, eficiência, e mesmo funcionalidade como características prioritárias para viver bem, ou melhor, viver de maneira produtiva em tempos de pandemia. Isso tornou muita gente pragmática também na vida doméstica e familiar, e não só na vida profissional.

Por exemplo, percebemos que o excesso é difícil de administrar, e na nossa cara a quantidade de lixo que geramos é um dos dados que gritam aos nossos olhos. Com isso (re)ordenar tudo para conseguir viver dentro de casa sem cair no caos (sobretudo, mental), passou a ser um comportamento cotidiano. Sim, para sobrevivência dentro de um novo contexto, viramos 'bichos pragmáticos'.



Mas, por outro lado, temos também que manter nossa sanidade psicológica, e para tanto, práticas pouco pragmáticas, ou seja, subjetivas, inabituais, incomuns, e mesmo abstratas, como preparar o almoço todos os dias, reordenar e limpar toda a casa no dia que tem vontade de fazer isso (e não dentro de uma agenda programada), parar para meditar/rezar/orar/contemplar algo, e mesmo jogar videogame no meio do dia, ou ver um filme, ao melhor estilo 'sessão da tarde' às 15h, fazem parte também destes novos hábitos. São momentos de ruptura com a rigidez do pragmatismo. Um respiro para lembrarmos que o espaço em que estamos não é só para o trabalho, mas também para o prazer, lazer e relaxamento. Parece contraditório, pois essas são ações que parecem 'perdas de tempo', porém, o tempo está sendo reavaliado, na verdade, vem sendo ressignificado. E o tempo do trabalho não é o único que ganha novo status, a vida em família, o tempo para autocuidado, passam a ganhar uma grande relevância, que dificilmente se perderá após a pandemia.


Comportamento do Consumidor na pandemia e pós-pandemia


Aqui na Tendere estamos estudando as possibilidades de caminhos dos consumidores pós-pandemia, baseados no que conhecemos e compreendemos neste momento de pandemia, e o que historicamente aconteceu em momentos similares (mas não iguais) ao que estamos vivendo. Algumas coisas que já se consolidaram como futuros previstos:


(1) A compra consciente, sobretudo em termos financeiros, o velho e bom "custo-benefício" é o elemento mais importante, o comprador hoje realmente precisa perceber o valor que o produto ou serviço está entrengando, e este deve ter um preço justo, ou melhor, um preço acessível.


(2) Conforto e praticidade são hábitos aprendidos nesse período de pandemia que não serão abandonados. Além disso, há uma grande contingente de empresas que não voltarão para o sistema de escritórios tradicionais, e algumas, mesmo que tradicionais, perceberam qeu o formato 100% de pessoas no escritório, tem alto custo. Já há estudos que provam que uma significativa parcela das pessoas que atuam em escritório, rendem mais em homeoffice. Portanto, após a pandemia, muitas das dinâmicas aprendidas e já introjetadas da prática de homeoffice permanecerão.


(3) Desejo represado de compra é um fenômeno que acontece após uma guerra, por exemplo. Trata-se de uma onda volumosa de compras, ela deve acontecer neste Natal, ou início de 2022 (nov-dez-jan), momentos que são naturalmente pico de vendas no Brasil devido às festas e férias de verão. Este ano, em específico, este período festivo deve surpreender. Dica: aproveite o pico, mas puxe o freio logo em seguida, pois esse pico é momentâneo, e tem relação direta com a saída mais segura de casa (fique acompanhando as políticas públicas que ajudam no combate e controle da Covid-19), visto que as pessoas já devem estar vacinadas, logo após esse momento, sobretudo em fevereiro, as pessoas tendem a voltar às práticas de compra conscientes e pragmáticas. Dedique-se, nesses próximos meses, a sentir, conhecer, se aprofundar e saber exatamente quem é o seu público e qual a situação econômico-social do cliente hoje, e suas perspectivas no futuro imediato.



Temos que ser realistas, pois ao sairmos da pandemia teremos um país mais empobrecido, que perdeu muitos postos de trabalho, que teve muitos investimentos retirados daqui, portanto, as pessoas vão comprar no pico, mas depois vão 'cair na real', e vão ver impostos de janeiro para pagar. Portanto, conheça e acompanhe seus clientes hoje, para saber o quê e como vender bem para ele no final deste ano (2021), e progressivamente ao longo de 2022.


Esses três pontos são os únicos sobre o comportamento do consumidor neste período que estamos vivendo? Não. No entanto, são os três mais visíveis e óbvios, e, por isso, não devem ser ignorados em seu planejamento futuro.


Você já fez seus planos para o momento pós-pandemia? Vale a pena fazê-lo.


A Tendere pode te ajudar.

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Atualizado: há 19 horas

URGENTE: Devido a pandemia, a Tendere teve que parar a confecção e gravação dos cursos, em abril voltaremos com novidades. Pedimos a compreensão de todos, pois a doença teve impactos dolorosos em nossos colaboradores.

O curso de NEGÓCIOS DA MODA é o único disponível no momento e você pode fazer sua inscrição pelo link: https://go.hotmart.com/K45869097V



A Tendere nasceu, basicamente, de estudos sobre moda ou Fashion Studies (história da moda, pesquisa de moda, estudos de comportamento do consumidor de moda e future studies com foco em moda etc.). E nós gostamos muito de fazer isso, e fazemos muito bem: pesquisar moda sob diversos aspectos, abordagens e metodologias. Por isso, queremos compartilhar esse conhecimento com você.


Sempre nos pediram por esses cursos, e quem podia ir a Campinas conseguia fazê-los. No entanto, sempre recebemos mensagens, de gente de todo o país pedindo cursos online, porque assim, mais gente tem acesso. Com a pandemia, nós aprendemos e nos acostumamos a nos comunicar via instrumentos variados dentro da internet. E resolvemos, a partir de janeiro de 2021, disponibilizar 4 cursos que tem total foco em ampliar seu repertório e melhorar sua atuação em moda.





São eles: História da Moda, Negócios da Moda, Pesquisa de Moda e Arte e Moda. Todos ministrados pela nossa fundadora e CVO, Patricia Sant’Anna.


Patricia tem doutorado em História da Arte (ela estudou a coleção Rhodia que hoje está no MASP, e sua tese de doutoramento foi a base curatorial da exposição, aliás, o texto do catálogo é de autoria dela – veja mais sobre a exposição neste link: https://masp.org.br/exposicoes/arte-na-moda-colecao-masp-rhodia; mestrado em Antropologia (pesquisou sobre a linguagem visual no qual a moda fazia parte das revistas nacionais Elle, Vogue e Marie Claire, um estudo que abarcou toda a década de noventa, quer ler a dissertação? Clica no link http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/282); é especialista em Museologia (sua pesquisa foi sobre coleções de moda em museus de arte, durante esse estudo estagiou no MASP); tem aperfeiçoamento em Pesquisa Qualitativa e está finalizando o MBA em Marketing no qual estuda as certificações que indicam posicionamentos de sustentabilidade em marcas e empresas de moda. Além disso, ela leciona e palestra há mais de 20 anos, com foco especial no amplo mercado da moda. Tem grande conhecimento de mercado e atende clientes de vestuário, calçados, acessórios, joias, bijuteria e beleza em todo o Brasil, e de todos os portes.


Esses cursos fornecem o repertório básico para você trabalhar e atuar em moda com mais segurança e criatividade. Caso você já tenha feito moda, você com certeza enriquecerá e atualizará o seu repertório. E, bem, repertório é o alicerce de uma pessoa criativa, certo? Cada curso é atualizado para a realidade em que vivemos hoje, trazendo conexões com a contemporaneidade, de maneira a você compreender e saber utilizar estes conhecimentos de maneira criativa em seus negócios ou atividades profissionais. Bora aprender um pouco mais sobre moda?


Vamos detalhar cada curso para você saber o que melhor se encaixa no que deseja, precisa e quer no momento.



O curso de História da Moda pretende não só te introduzir em como as pessoas constroem suas aparências ao longo do tempo, mas pretende (1) te mostrar como é que se constrói a história da moda; (2) como você pode continuar a aprimorar seus conhecimentos de história da moda por conta própria; e (3) o trajeto mais básico sobre os processos históricos no qual a moda é uma protagonista ou atua de maneira importante. História da Moda é repertório básico para quem atua em moda, seja qual for sua atuação. As aulas estão organizadas basicamente como a imagem abaixo está listando.




Já o curso de Negócios da Moda tem como foco mostrar todas as dimensões que são necessárias para a construção, planejamento e execução de um Fashion Business de sucesso. A Tendere tem muita expertise nisso, já atendeu desafios de empresas de todos os portes, de modelar um novo negócio que está para nascer até grandes corporações que precisavam se reinventar e se reconectar com seus clientes. Organizamos o curso da maneira que segue, veja se não é tudo o que você sempre desejou saber sobre um negócio de moda. As aulas são recheadas de exemplos de empresas com propostas e tamanhos muito diferentes umas das outras. Sem preconceito, Patricia Sant’Anna mostrará cases e anticases do amplo universo da moda para que você compreenda e consiga perceber e aproveitar oportunidades.


Observação: O curso de NEGÓCIOS DA MODA já está disponível por R$ 170,00 clique neste link e garanta seu acesso https://go.hotmart.com/K45869097V




Pesquisa de Moda é algo estratégico para qualquer empresa da área, e às vezes é pouco (ou pior mal) explorada em negócios de moda. A pesquisa de moda traz informação sobre o/a cliente (segmentações que são atendidas), dá subsídios para processos criativos (de comunicação à produtos), alinha a marca aos seus clientes reais, enfim, promove e deixa a marca sempre atualizada, conectada com o cliente e em dia com valores e propostas da contemporaneidade. Veja como organizamos o curso de maneira a você não só saber quais são os tipos de pesquisa, mas efetivamente como os utilizar na prática.




E, por último, mas não menos importante: o curso de Arte e Moda. Trata-se de um curso para avançar o seu repertório e debate sobre moda para além dos meios da história da moda, conseguindo transitar com outras expressões estéticas e aprendendo como esse diálogo foi rico e criativo para ambos os lados.




Os cursos são gravados, portanto, você terá acesso de maneira assíncrona (isto é, que não é ao vivo) por meio de um link que é previamente enviado, e que fica ativo até 31 de março de 2021. Você terá a liberdade de fazer quando e como quiser. Mas fique atenta/o, uma vez que o link expira, você não conseguirá mais acessar as aulas e terá que comprar novamente o curso para conseguir finalizá-lo.


Você pode fazer um de cada vez, ou os quatro numa tacada só, você escolhe:





Curta o seu verão aprendendo sobre Moda com a Tendere.


Vemo-nos em breve!


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O 17º Seminário Tendere – Tendências 2022 acontecerá digitalmente nos dias 23 e 24 de setembro de 2020, das 15h às 18h, e estamos ansiosos para mostrar para nossos clientes e parceiros as últimas pesquisas de tendências da Tendere!

Como acontece em todas as edições do evento, os resultados são mostrados com palestras dinâmicas e o relatório de tendências é enviado após o evento para todos os participantes do Seminário, sem nenhum custo adicional.

Os ingressos são vendidos online até um dia antes do evento ou até esgotarem (sim, mesmo sendo digital, temos limite de participantes). Você pode adquiri-los via Sympla no link: https://www.sympla.com.br/17-seminario-de-tendencias-100-digital-acesse-tenderebr-no-instagram-e-veja-informacoes__924535

Qualquer dúvida, por favor, entrar em contato com o email: marketing@tendere.com.br

Programação do Seminário de Tendências

Quem coordena o dia é Patricia Sant’Anna, CVO, fundadora e diretora de pesquisa da Tendere. O formato digital exigiu dinâmicas diferentes, então apresentaremos as palestras de futuro do consumo e tendências de mercado como normalmente fazemos, mas não apresentaremos as macrotendências criativas de uma ou outra estação, mas das duas, falaremos de 2022 de um jeito diferente, e acreditamos que vai ajudar mais a você do que na maneira tradicional. As macrotendências criativas possuem informações relevantes de tema, conceito, cor, texturas, materiais e formas para moda (vestuário, couro-calçadista, joias e bijouterias), beleza e cosméticos, e arquitetura e décor.

Outros quatro palestrantes, pesquisadores da Tendere – Helder Oliveira, Victor Barbosa, Vivian Berto e Layla Mendes –, tratam seus temas de abrangência importantíssimos para pensar a Economia e a Indústria Criativa em 2022.

Como você pode ver traremos palestras relevantes para compreender o mundo em que vivemos hoje, porque é dele que desdobramos as consequências de futuro. No primeiro dia temos Victor Barboza e Helder Oliveira.

Victor Barboza, nosso pesquisador para Mercado Financeiro e Economia Contemporânea nos traz como as Fintechs cresceram no Brasil nos últimos anos, mas melhor, como elas podem ajudar a alavancar o seu negócio. Victor Barboza é formado em Engenharia Mecânica na Unicamp, e é fascinado por economia criativa e gestão de negócios desde a graduação. Depois do curso de Engenharia mergulhou na Gestão Financeira, e hoje faz MBA em Gestão Financeira e em Gestão de Negócios (USP). Acaba de ser selecionado pelo Banco Central para ter sua própria Fintech acelerada por eles: a Fincatch, um buscador que também demonstra a reputação de outras Fintechs e ajudará os usuários a escolherem qual é a empresa que melhor se adequa à sua realidade e mercado.


No mesmo dia temos Helder Oliveira, CEO da Tendere e pesquisador de Arte Contemporâneo e Mercado das Artes na Tendere. Ele demonstrará como o processo de digitalização teve impacto tanto no mercado quanto na própria produção artística contemporânea. Helder Oliveira também é perito em Artes para Receita Federal, estudou Educação Artística na FAAP, Museologia da USP, fez mestrado em História da Arte na Unicamp e tem experiência em grandes mostras, bem como foi museólogo (conservação preventiva) no Acervo do MASP. Acompanha o mercado de artes desde que entrou na Tendere, há oito anos, trazendo importantes subsídios para os pesquisadores de tendências compreenderem sobre temas, cores, texturas, formas e novas sensibilidades nascentes.


No segundo dia do evento teremos Layla Mendes e Vivian Berto. Layla Mendes hoje é professora do IFRN Caicó, no Rio Grande do Norte, e é pesquisadora da Tendere na área de Comportamento de Consumo de Moda no NE. Hoje Layla Mendes está em Guimarães, Portugal, fazendo o seu doutorado na Universidade do Minho. Ela nos traz uma palestra sobre o fator estratégico que é o uso de tendências em empresas da área de moda. Parece óbvio, mas não é. Layla falará sobre a importância de um conhecimento aprofundado sobre as necessidades de seu cliente final para um uso realmente estratégico das informações de tendências. Com formação em Engenharia Têxtil (UFRN), especialização em Styling de Moda (Senac SP), mestrado em Design de Comunicação de Moda (Universidade do Minho) e agora, como doutoranda em Design de Moda (Universidade do Minhho e Universidade Beira Interior, Portugal) ela tem conhecimento de todo o processo da indústria da moda e como ela atua no mercado brasileiro e europeu.


Vivian Berto traz um debate muito pertinente para a moda contemporânea no Brasil que é a Moda Sustentável enquanto um produto de mercado. Vivian Berto nos traz a realidade da Alemanha, especificamente Berlim, que tem centralidade para falarmos em mercado de moda sustentável, afinal, é onde ocorre as principais feiras de negócios de moda sustentável do mundo. Vivian Berto é formada em Design de Moda, mas seu interesse por Arte Contemporânea, em especial a produção feita por mulheres e com engajamento feminista, despertou seu interesse, o que a levou a fazer um Mestrado em História da Arte (Unifesp). Na Tendere sempre atuou nas iniciativas com propósito, por exemplo, foi ela que trouxe a causa da Moda Inclusiva para dentro da empresa, construiu um blog crítico que expunha nossos debates internos para os nossos clientes. Hoje em Berlim, a Vivi, como é carinhosamente chamada aqui na empresa, traz não só o que é cool, o que está despontando (porque ela faz isso com facilidade), mas como essas referências podem ajudar em negócios no Brasil.


Estas palestras foram gravadas, mas os palestrantes estarão, nos dias, ao vivo, para tirar dúvidas ao final de cada dia do evento. Como você pode perceber, o evento está incrível, e imperdível. Bora participar?


Faça já sua inscrição neste link: https://www.sympla.com.br/17-seminario-de-tendencias-100-digital-acesse-tenderebr-no-instagram-e-veja-informacoes__924535




A gente se vê nos dias 23 e 24 de setembro de 2019,

quando nos encontraremos e conversaremos sobre 2022!


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Tendere Pesquisa de Tendências e Consultoria em Tecnologia Industrial Ltda

CNPJ: 13.977.395/0001-29

Endereço: Rua Bartira, 1060/31 - Perdizes, São Paulo - SP, 05009-000

E-mail: tendere@tendere.com.br

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