• Branca Ícone LinkedIn
  • White Facebook Icon
  • White Instagram Icon
  • White Pinterest Icon

Conheça também nossas redes sociais:

(19) 98110-9622

tendere@tendere.com.br

O que é a pesquisa de tendências e por que ela é imprescindível para a sua empresa


Foto por Josh Riemer on Unsplash

Qual é a importância da pesquisa de tendências no dia a dia dos designers e profissionais de moda e das profissões da indústria criativa no geral? Imprescindível! Cada vez mais a pesquisa de tendências estruturada é importante para atender o consumidor do século XXI. Esse público consumidor é nichado, diverso, complexo e surpreendente – e quer ser tratado como tal pelas empresas, sob pena de virar as costas para elas.


É importante ressaltar que as tendências não são cruciais apenas para a indústria da moda, mas todas as indústrias criativas podem e devem se beneficiar da pesquisa de tendências.

“Tendência” é um termo da estatística que os estudos sobre futuro (Future Studies) “emprestaram”. Significa, grosso modo, tender a, propenso a. Portanto, é importante ressaltar que a tendência é um espectro de possibilidades, não é algo exato de como vai realmente acontecer o futuro.


É um grande desafio aplicar as pesquisas de tendência concebidas e produzidas para o hemisfério norte (em especial para o imenso e poderoso mercado estadunidense e europeu) para a realidade do hemisfério sul. O mercado dos países austrais do globo tem especificidades tanto do ponto de vista de sua maturação quanto de recepção cultural dessas informações.


Pesquisar tendências é assegurar a assertividade de uma coleção ou de qualquer produto criativo. Uma rede intrincada e consistente de informações é estudada detalhadamente pela equipe que faz o trabalho de pesquisa. Cada empresa que recebe a pesquisa deve avaliar detalhadamente essas propostas, sempre adaptadas para o seu público-alvo. Desenvolver produtos com base nessas possibilidades reduz e muito o risco do erro – do produto que não convenceu, da coleção que encalhou na loja...


Tendências estão relacionadas à criatividade da moda e da indústria criativa. Ao contrário do que o senso comum pode pensar, as tendências não são limitadores da criatividade, “regras” gerais que devem ser seguidas. É, na verdade, uma das formas de as empresas criativas manterem a inovação sempre no horizonte. Se a pesquisa de mercado mostra o “agora”, não se pode basear somente nela para desenvolver produtos criativos, sob pena de cairmos sempre no mesmo. Pesquisar tendências é também inovar – com mais segurança.


O Seminário de Tendências

O Seminário de Tendências é um evento que a Tendere realiza semestralmente para mostrar, em primeira mão, os resultados das pesquisas de tendências. A estação à qual se refere o 15º Seminário de Tendências é primavera-verão 2020-21 – ou seja, as informações, extremamente estratégicas, têm cerca de um ano e meio de antecedência.


O conteúdo abordado no Seminário passa pelos seguintes temas:


- Tendências de mercado – global e nacional

- Tendências de comportamento do consumo – dividido por gerações de consumidores

- Tendências de marketing e comunicação

- Tendências no varejo

- Mercado financeiro

- Mercado de artes

- Moda e sensibilização

- Tendências de cores

- Macrotendências criativas pensadas para o hemisfério sul – divididas pelos quatro grupos de gosto com os quais a Tendere trabalha. Abarcam moda (feminina, masculina, infantil, jeanswear), beleza e décor


O evento acontece no próximo dia 24 e ainda tem poucas vagas disponíveis. Você pode comprar o ingresso online aqui:




Veja o press release do 15º Seminário


Veja como foi a última edição do Seminário de Tendências

14 visualizações