top of page
  • Foto do escritorTendere Tendere

Modelagem de Negócios para Moda: tire a sua ideia do papel!

A Tendere ajuda a tirar a sua ideia sobre negócios de moda do papel, você sabia? Para isso, nós, equipe Tendere, em conjunto com o cliente, construímos uma modelagem de negócios que realize o(a) empreendedor(a), ao mesmo tempo que deve ser criativo e ter um diferencial no competitivo mercado da moda.


Pode contar com a equipe da Tendere pra construirmos um negócio criativo juntos!

O que é Business Model Canvas?


A modelagem de negócios para Moda da Tendere usa a metodologia do Business Model Canvas (BMC) para trazer à(o) empreendedor(a) um instrumental para pensar o seu negócio de maneira holística. Da segmentação de mercado a ser atendida, até a estrutura de custos, passando por suas estratégias de comunicação, parcerias-chave, etc. tudo é pensado em conjunto e de maneira criativa.


O livro que reúne as bases para fazer uma modelagem de negócios criativa e inovadora

O BMC é um instrumental criado na região do Vale do Silício, EUA, e que é muito popular entre jovens empreendedores que não querem seguir os formatos tradicionais de empresas. Toda essa expertise foi reunida em um livro organizado por Alexander Osterwalder por meio de pesquisas e testes realizados entre 2004 e 2010. Trata-se de um ótimo instrumento para tirar empreendimentos do papel. O BMC também é bastante útil para analisar e organizar negócios já em funcionamento, como meio de avaliar e decidir sobre mudanças em uma empresa.


Fonte: Sebrae

O BMC permite que estruturemos de maneira plástica (isto é, moldável e remoldável com facilidade) um negócio, criando mecanismos que permitam maior controle de todo o empreendimento.



Ideias Criativas ganham forma de negócios por meio do trabalho em conjunto de modelagem de negócios.

Como funciona a Modelagem de Negócios com a Tendere?


Organizamos uma modelagem de negócios em 5-6 meses. Nesse período a(o) empreendedor(a) tem direito a 7 encontros com a equipe Tendere. Em cinco encontros apresentamos e decidimos o formato do novo negócio, bem como as estratégias de implantação, em dois encontros o financeiro é tratado de maneira específica. Já que se trata de um ‘calcanhar de Aquiles’ para muitos empreendedores do setor de moda.


Modelagem para moda é diferente?


Sim. A modelagem para moda depende fortemente da construção da segmentação de clientes. Afinal, o tipo de produto e serviços que entregamos nesse setor é um bem simbólico. O tecido, o vestuário, o calçado, os acessórios, as joias, os cosméticos, a maquiagem etc. entregam (são receptáculos de) significados. Portanto, é um trabalho feito e baseado em pesquisas qualitativas. Estas são base para decidirmos quase tudo em uma empresa dedicada à moda, incluindo a central proposta de valor de um novo negócio de moda.



A Tendere sabe das dificuldades de se abrir um novo negócio, das incertezas, dos caminhos que precisamos tomar para melhorar a cada dia o nosso empreendimento. Por isso, para ajudar a você a realizar o seu negócio de moda com foco no sucesso, de maneira ética e sustentável, acabamos de criar um novo formato de modelagem, que inclui o naming (escolha de nome da futura empresa) e a identidade visual básica de seu novo negócio no pacote.

44 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page