• Tendere

FLUXUS Escola de Criatividade


“Criatividade requer coragem”


Henri Matisse


“Criatividade é inteligência divertindo-se!”


Albert Einstein


Um sonho antigo da Tendere é ser também uma escola imaginativa, criativa e inovadora. Todos os pesquisadores e boa parte de nossos colaboradores são também professores e palestrantes. O caráter pedagógico nos acompanha há muitos anos. O debate sobre educação, especialmente, em como transmitir conhecimento e trocar experiências, sempre fez parte de nosso cotidiano. Foi ganhando espaço a cada ano que passava e percebemos que tornar o mercado criativo melhor é necessário propormos conteúdo de alta qualidade, com pessoas que adoram transmitir o que conhecem, e que também adoram saber sobre as experiências de nossos participantes.


Desde o começo do ano decidimos que estes debates seriam a base de uma nova escola. Começamos assim o planejamento e a modelagem de nossa escola. Debatemos desde como seriam as aulas (formatos) até quais tipos de conteúdos, oficinas e técnicas disponibilizaremos. Quem são serão os professores e também os convidados para participar com os alunos desse espaço de troca, aprendizado e construção de conhecimento.


O nome Fluxus foi inspirado no grupo Fluxus, movimento artístico libertário, que misturava diferentes tipos de ações, suportes e materiais para propor novas experiências sensíveis.


“Fluxus não foi um momento na história ou um movimento artístico. É um modo de fazer coisas.” Dick Higgins (1938-1998). Fluxus é uma atitude diante do mundo. E, mais que isso, explora o mundo, como ele é, como algo profundamente interessante para ser matéria prima criativa (nada melhor que as músicas de John Cage e Nam June Paik que exploram ruídos cotidianos para exemplificar essa ideia).


A Fluxus surgiu justamente de percebermos o quanto o conhecimento e a sensibilidade não são coisas estagnadas, cristalizadas, paradas, mais que isso, que se deixamos as ideias fluírem, podemos ser surpreendentes, diferentes, melhores, mais criativos. É necessário abrir a mente, e deixar emanar novas concepções de mundo.



A ideia central da Fluxus é trazer as expertises da Tendere para você que está na indústria criativa e precisa ampliar repertório, atualizar conhecimentos, adquirir práticas contemporâneas para ser mais criativo no dia a dia. Nós sabemos que ninguém nasce criativo, torna-se! Para tanto é necessário trazer repertório para estimular a imaginação, desenvolver a criatividade e brindar o mundo com inovações pertinentes e reais.


Nossos primeiros cursos serão:


  • Curso Intensivo: Negócios da Moda (Patricia Sant’Anna) – 30 de julho a 03 de agosto de 2018, carga horária: 15 horas (2 turmas, manhã e tarde).

  • Curso Intensivo: Educação Financeira para Economia Criativa (Victor Barboza) – 06 a 10 de agosto de 2018, carga horária: 15 horas (2 turmas manhã e tarde).

  • Curso de Repertório: Como apreciar Arte (Helder Oliveira) – 04, 11, 18 e 25 de agosto de 2018 (aulas aos sábados de manhã), carga horária: 16 horas.

  • Curso de Repertório aplicado: Pesquisa de Moda (Vivian Berto) – 13, 20, 27 de agosto e 03 de setembro de 2018, carga horária: 12 horas (aulas somente às segundas-feiras, noturno).

Em breve cursos de criatividade, design thinking, coolhunting, cores e muito mais!


Quer garantir sua vaga? Entre em contato com relacionamento@tendere.com.br

4 visualizações

Tendere Pesquisa de Tendências e Consultoria em Tecnologia Industrial Ltda

CNPJ: 13.977.395/0001-29

Endereço: Rua Bartira, 1060/31 - Perdizes, São Paulo - SP, 05009-000

E-mail: tendere@tendere.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube