top of page
  • Foto do escritorTendere Tendere

Pesquisa sob demanda

A Tendere realiza estudos de acordo com as especificidades de cada cliente, identificadas no briefing e com entregas em relatórios, palestras e workshops. Veja como funciona.


Equipe Tendere

Desk Research: pesquisa de base que os pesquisadores executam para descobrir dados e informações já pesquisados sobre o tema do estudo seja no mercado seja na academia.


Você conhece a Tendere?


A Tendere Pesquisa e soluções Criativas é uma empresa de pesquisa qualitativa e quantitativa fundada na incubadora da Unicamp há 12 anos. Inicialmente dedicada a pesquisas no hemisfério sul, especialmente no mercado de economia e indústria criativa, hoje atende áreas diversas, e regiões do mundo, por exemplo, são alguns de nossos clientes: IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais), Instituto C&A, C&A, Instituto Tomie Ohtake, AlJolias, Beauty Fair, Samsung / Ocean Samsung, Eucatex, Canon Medical Systems, Supermercados Enxuto, Arezzo & Co., Blendpaper, Fascynios Camisaria, Toli, Vale Sul Shopping, FIEMG, Lectra, Impress, Red Hat, Sindvespar, Febratex Group, Liga Transfroma, HIST, Rhodia Solvay Group, Onduline, Preta Hub, AHK (Câmara de Comércio Brasil-Alemanha) entre outras empresas e instituições.


Áreas de pesquisa:

  • Pesquisa de tendências com foco em Hemisfério Sul

  • Pesquisa de comportamento do consumidor

  • Pesquisas de mercado (marketing)


Cada pesquisa tem uma equipe dedicada que é composta por pesquisadores experientes na condução de estudos qualitativos e quantitativos, bem como possuem sólida formação teórico-crítica com visão orientada para o mercado.


Você sabe como funciona uma pesquisa sob demanda?


A primeira coisa é fazer uma, ou mais reuniões de briefing, na qual desenhamos o Canvas de Pesquisa (CSD) a partir daquilo que o cliente percebe como dor, ou necessita saber sobre seu mercado para pensar e agir estrategicamente.


O briefing direciona a equipe Tendere a compreender quais tipos de dados e informações o cliente precisa. Por exemplo: Qual a percepção da marca em uma região ou cidade do país? Como as pessoas usam os produtos e serviços nos diferentes países da América Latina? Quais são as segmentações que atendemos de fato? Quais são as oportunidades que acontecem no mercado? Será que o produto será bem recebido em Portugal? E em Angola? Quem decide a compra do meu produto em nível B2B? E em nível B2C? A marca está sendo comunicada de maneira positiva? Ela está falando com quem precisa? Entre outras muitas outras questões possíveis e pertinentes para planejamentos, comunicação, desenvolvimento e aprimoramento de produtos etc. A partir desse ponto, identificamos a abordagem do tipo de pesquisa a ser feito, se é uma pesquisa qualitativa e/ou quantitativa. Se os objetivos são exploratório, descritivo ou explicativo. É neste momento que a equipe consegue propor um formato de pesquisa, isto é, quais técnicas de pesquisa vamos aplicar para colher, sistematizar e sintetizar o conhecimento que o cliente precisa.

A pesquisa qualitativa (ou simplesmente 'quali') é a mais executada pela equipe multidisciplinar de pesquisadores da Tendere. Ela tem como objetivo entender e interpretar comportamentos, atitudes e motivações que influenciam as ações de determinados grupos de pessoas. É também importante destacar que ela é utilizada para dois fins: (1) aprofundar conhecimentos que já foram quantificados – pela pesquisa quantitativa –, e com ela monta-se uma base estratégica para decisões da empresa. E, por outro lado, (2) ela é muito eficaz para mapear e levantar os comportamentos no geral, de maneria a direcionar a pesquisa quantitativa para o universo que realmente importa. Portanto, não há regra, você pode usar qualitativa antes ou depois da quantitativa. Tudo depende do que o cliente precisa descobrir sobre seu mercado.


Entrevista em profundidade: parece um 'bate-papo', mas é um diálogo com temas a serem tratados que gera um manancial de informações estratégicas para o cliente. É uma técnica de pesquisa qualitativa, com fins exploratórios e explicativos.

Ao falarmos de pesquisa qualitativa, estamos falando de um grupo imenso de técnicas de captação de dados e informações que tem como foco entender em profundidade. Por exemplo, a etnografia, as entrevistas em profunidade, as vivências e observações de campo, testes e avaliação de produtos, grupo focal (ou focus group) etc. A Tendere tem uma grande expertise em pesquisa qualitativa, visto que seus pesquisadores, em sua grande maioria, possuem formações e experiências em áreas como: Antropologia, Sociologia, Design, História da Arte, Moda, Artes Visuais, Comunicação Social, Marketing etc. criando um cenário transdisciplinar bastante rico para geração de insights estratégicos para os clientes.


Entrevista em profundidade em grupo: outra modalidade de entrevistas quantitativas que tem na casualidade e interação entre entrevistados o lócus de recolhimento de dados e informações.

A Tendere também realiza pesquisas quantitativas, isto é, estudos que dão respostas em termos de quantidade. Por exemplo, qual o tamanho do universo dos compradores do meu serviço ou produto na região A em comparação à B? Qual a preferência de cores para decoração de cozinha das/dos cliente das 5 regiões do país? Quanto eu devo investir (ou não) em comunicação direta? Entre uma infinidade de perguntas que desejam saber o tamanho, a quantidade, pois se interessam por respostas que geram pesquisas quantitativas.


Além do tipo de informação, outra diferença entre quantitativo é qualitativo é justamente o tamanho da amostra. Afinal, no qualitativo não importa muito o tamanho da amostra, mas sim a qualidade desta, se as pessoas entrevistadas são casos exemplares do público que queremos compreender, pois é importante conseguimos extrair o máximo de informação qualitativa ao longo do estudo e campo. Já na quantitativa o que importa é como desenhamos a amostra, isto é, o tamanho da amostra, o desvio de erro, as escolhas geográficas, de classe social etc. são componentes da pesquisa fundamentais para a construção, do ponto de vista da estatística, de dados e informações pertinentes para os clientes.


Toda pesquisa começa em uma pergunta. Todos os estudos e esforços são para chegar à(s) melhor(es) resposta(s).

Não só sabemos fazer pesquisa, como adoramos fazer. Por isso, temos pesquisadores com formação em múltiplas áreas (cientistas sociais, designers, comunicólogos, engenheiros, etc.), e com grau de formação acadêmica de pós-graduação lato sensu (mínimo de mestrado), feito nas melhores instituições do país e do mundo. Além de criar um debate multidisciplinar rico, cada um vem de diferentes regiões do país e do mundo, com experiências muito diversas. Fazemos questão de que sejam de diversas regiões (especialmente, no Hemisfério Sul) porque isso traz para o debate olhares de realidades socioculturais que são distintitas, fugindo do viés de achar qua a realidade local é o cenário do Brasil, América Latina, ou mundo. Há pesquisadores sem formação acadêmica na equipe da Tendere? Há. Porque reconhecemos o autodidatismo como uma forma de construção de conhecimento também. No entanto, indicamos o quanto é importante para os pesquisadores autodidatas fazerem estudos formais, porque acreditamos que a experiência na academia dá ao pesquisador rigor, visão crítica e fora do compromisso com o mercado, o que é uma experiência importante e formadora poderosa para qualquer pesquisador de mercado.


Os pesquisadores atuantes na Tendere têm sólida experiência no mercado, o que une o melhor do dois mundos: a visão crítica (que vem da academia) com a visão pragmática (de quem lida com o universo mercadológico). Essa diversidade de formações e vivências contribui para gerarmos estudos mais aprofundados e complexos. Portanto, construímos dados e informações estratégicos para a realidade de nossos clientes, mais alinhados com o que eles precisam saber para tomarem decisões nas quais irão se destacar em seus mercados.

Big Data: pesquisa que trata, analisa e obtém informações de grandes massas de dados quantitativos que não conseguem ser analisados por sistemas tradicionais, mas que ganham qualidade ao serem estudados por uma equipe multidisciplinar.

Pesquisas que realizamos:

  • Future Studies e/ou Estudos de Tendência, com foco de compreender o futuro do Hemisfério Sul e Brasil (aqui o objetivo é identificar, compreender e explanar sobre tendências que nascem no Hemisfério Sul);

  • Comportamento do Consumidor (como o consumidor usa, adquire, acessa, decide, compra e subverte os produtos e serviços na contemporaneidade);

  • Estudos de Segmentação de Mercado (quais são as características dos públicos que as marcas e empresas atendem no Brasil, América Latina e mundo);

  • Pesquisas de Mercado (mapeamento de mercado e ferramentas estratégicas como avaliação de produtos e serviços, imagem da marca etc.).

Cada uma dessa abordagens responde a tipos diferentes de informação estratégica para as empresas nas quais atuamos. Por isso, a escolha da metodologia da pesquisa depende dos objetivos do cliente, ou melhor, de uma pergunta bem formulada para aplicarmos as metodologias e técnicas mais eficazes para responder a questão do cliente.


Futuro: estudos de tendências demonstram para o mercado quais são as possibilidades mais prováveis de acontecer, portanto, é base para escolhas e decisões estratégicas dentro de uma empresa.

Por exemplo, enquanto o Future Studies gera informações que são utilizadas para decisões e planejamento para um futuro a médio e longo prazo (a partir de dois anos de antecedência), a pesquisa de Segmentação de Mercado dá subsídios sobre como as empresas podem segmentar novas linhas/produtos ou, ainda ajustar a comunicação que fazem com cada segmentação, ou ainda descobrirem novos potenciais clientes que não estão sendo atendidos. O primeiro tipo de pesquisa tem visão para frente, enquanto o segundo tem um olhar voltado para o hoje.


Agora, sua empresa pode querer entender porque um perfil de cliente não compra seu produto/serviço, aí, provavelmente faremos uma Pesquisa de Mercado com Análise de Comportamento do Consumidor. Ou seja, podemos combinar mais de um tipo de estudo de acordo com a necessidade do cliente. Dependendo do setor será necessário fundir abordagens e diversas técnicas para identificar e formular a(s) resposta(s) às demandas do cliente. Isto porque é no briefing que identificamos corretamente o problema a ser investigado, que levantamos hipóteses, e que verificamos e projetamos a(s) abordagem(ns), as técnicas que usaremos, o tempo que precisamos, o custo da pesquisa, e as opções de amostragem com as quais vamos trabalhar.


Também acontece, ao final de uma pesquisa, que será necessário fazer uma transformação no mindset da empresa (as vezes parcial, as vezes total), isso significa sensibilizar a equipe para uma nova realidade dos consumidores, um novo cenário sociocultural, ou mesmo a abertura da mente empresarial para entender a diversidade de suas segmentações. É aí que entra o processo de internalização dos resultados das pesquisas, afinal, uma pesquisa só fará diferença dentro de uma empresa se seus resultados forem internalizados. Isto é, todos os envolvidos tenham acesso às informações, compreendam-nas e as utilizem como base para decisões de maneira a melhor atender ao seu mercado.


Notamos, ao longo desses 12 anos, que muitas vezes o cliente sente o que precisa entender/saber/identificar no seu mercado, mas não sabe muito bem como expressar a sua necessidade de ter mais informações para uma empresa de pesquisa.


Procedimento para o desenvolvimento de uma pesquisa com a Tendere

  • Passo 1: Elaborar o problema/questão a ser respondida para o cliente (briefing) - Como já dissemos, todas as pesquisas da Tendere são feitas sob medida para cada cliente. Por isso, construir o briefing detalhadamente com o clietne é essencial. Este contato com a problemática do cliente nos faz perceber o nível de complexidade da pesquisa, de acordo com o nível de complexidade da pergunta.


  • Passo 2: Brainstorm com o cliente para elaboração da solução de pesquisa - Nenhuma abordagem da Tendere é unilateral. Não impomos formatos de pesquisa como receitas, tudo depende do desafio que o cliente nos traz, por isso, o brainstorm serve tanto para entendermos melhor a necessidade da empresa quanto para estimular a própria a pensar em soluções conosco.


  • Passo 3: Aplicação da pesquisa - Aqui é o passo interno mais importante, elaborada a questão, e também já desenhada a abordagem e as técnicas pesquisa que serão feitas, nós montamos uma equipe de pesquisadores que dominam e, por isso, aplicam as técnicas e as abordagens de estudos. De Desk Research até Método Delphi, passando por aplicação de Survey, Etnografia, Entrevistas em Profundidade, Coolhunting, Focus Group etc. Essa equipe tem um tempo determinado para executar a pesquisa e, ao final deste tempo eles geram seus relatórios de pesquisa.


  • Passo 4: Análise dos resultados - Após os resultados serem recolhidos na pesquisa, por meio dos relatórios, eles são analisados, preparados e organizados em formato de relatório sintético, que une descobertas e insights. O processo de organização e curadoria dos dados é tão importante quanto a pesquisa em si.


  • Passo 5: Entrega em forma de relatório ilustrado (PDF) e palestra/workshop - Esse relatório sintético é a base da palestra de apresentação dos resultados, ou do workshop, ambos são formatos de entregas finais para a empresa contratante, podem ser executados online ou offline, de acordo com o que for melhor para a transmissão e internalização do conhecimento que foi gerado pelas pesquisas para toda a equipe que irá aplicá-la.

A última coisa que queremos é que nossos clientes recebam a pesquisa e arquivem sem aplicação efetiva! Por isso, as entregas de relatórios (em PDF) sempre em conjunto as palestras e/ou workshops para as equipes, afim de esclarecer dúvidas e fixar melhor todos os pontos descobertos na pesquisa. É importante destacar que a Tendere realiza pesquisas para empresas de todos os tamanhos, e todas as áreas de atuação. Se você quer conhecer melhor o seu mercado, entender o seu consumidor (B2B ou B2C ou D2C ou B2B2C) venha conversar conosco. Clique no botão abaixo e vamos marcar um café (on ou offline).




Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page