A pesquisa sob demanda da Tendere

Na Tendere, realizamos pesquisa de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, a partir de reunião de briefing - e, ao final, com entrega via palestras e workshops. Veja como funciona.




Vivian Berto Você sabe como funciona uma pesquisa sob demanda? Na Tendere, realizamos pesquisa completamente feita sob medida para nossos clientes, com foco em seu mercado, segmento, público-alvo e situação e objetivos da empresa. A pesquisa qualitativa (a famosa quali) é a mais utilizada pela equipe multidisciplinar de pesquisadores da Tendere. Ela tem como objetivo entender e interpretar comportamentos, atitudes e motivações que influenciam as ações de determinados grupos de pessoas. É também importante destacar que ela é utilizada para aprofundar conhecimentos que já foram quantificados – pela pesquisa quantitativa –, e com ela monta-se uma base estratégica para decisões da empresa. A Tendere também realiza pesquisas quantitativas (surveys), mas isso é assunto para outro post! Na pesquisa qualitativa o tamanho da amostra não é o mais importante, mas o tipo de informação (aprofundada) que será retirada dela. O ponto de vista não é estatístico, mas sim de enquadramento e conhecimento de um cenário. A Pesquisa é a área de maior expertise da Tendere. Temos pesquisadores com formação em diversas áreas, como Antropologia, Sociologia, Geografia, Estética, História da Arte, Economia e Finanças, Relações Internacionais, Design, Arquitetura etc. Todos contribuem para os estudos se tornarem mais aprofundados, complexos e, por isso, efetivos. Além disso, estes pesquisadores têm sólida experiência no mercado, além do viés acadêmico. Tipos de pesquisa que realizamos:

  • Future Studies

  • Segmentação de mercado

  • Pesquisas qualitativas de campo

  • Pesquisas qualitativas baseadas em entrevistas

  • Desk research - pesquisa teórica

  • Cobertura de feiras e eventos especializados

  • Pesquisas tradicionais do universo do Marketing

A escolha da pesquisa depende dos objetivos do cliente. Por exemplo, enquanto o Future Studies e desdobramento para futuro são utilizados no caso de clientes que querem ter perspectivas futuras sobre determinado assunto (para tomar ações estratégicas no presente), a pesquisa de Segmentação de Mercado é utilizada nas empresas que precisam segmentar novas linhas ou produtos ou, então, ajustar sua segmentação atual. O tipo de pesquisa pode ser demandado pelo cliente ou decidido entre o cliente e a Tendere, na reunião de briefing! Procedimento para o desenvolvimento de uma pesquisa: Para a Tendere realizar uma pesquisa, a equipe multidisciplinar de pesquisadores segue determinadas diretrizes. Elas são as seguintes: Passo 1: Elaborar o problema/questão a ser respondida com o cliente (briefing) Como já dissemos, todas as pesquisas da Tendere são feitas sob medida para cada cliente. Por isso, questionário e retirar o briefing se torna essencial. Além disso, a reunião de briefing ajuda a estimar se a pesquisa é simples ou complexa. Passo 2: Brainstorm com o cliente para elaboração da solução de pesquisa Nenhuma abordagem da Tendere é unilateral. Não impomos informações e, muito menos, fórmulas para nossos clientes. O brainstorm 
serve tanto para entendermos melhor a necessidade da empresa quanto para estimular a própria a pensar soluções. Passo 3: Aplicação da pesquisa Quando a pesquisa qualitativa é efetivamente realizada, tendo sempre em vista os objetivos. Passo 4: Análise dos resultados Após os resultados serem recolhidos na pesquisa, eles são analisados, preparados e organizados em formato de relatório. O processo de organização e curadoria dos dados é tão importante quanto a pesquisa em si. Passo 5: Entrega em forma de relatório e palestra/workshop A última coisa que queremos é que nossos clientes recebam a pesquisa e arquivem sem aplicação efetiva! Por isso, as entregas de relatórios escritos e ilustrados (em PDF) sempre compreendem palestras e/ou workshops para as equipes, afim de esclarecer dúvidas e fixar melhor todos os pontos apontados na pesquisa. É importante destacar que a Tendere realiza pesquisa tanto para grandes empresas quanto para as menores. Continue acompanhando o blog da Tendere para saber mais! A Tendere é uma empresa criada em 2011 por pesquisadores do Grupo de Arte, Design e Moda da Unicamp. A Tendere permaneceu três anos incubada na Incamp (Incubadora de Tecnologia Industrial da Unicamp) e hoje é uma empresa graduada (empresa-filha da Unicamp). Atuamos há 8 anos e meio no mercado desenvolvendo informação estratégica e soluções para economia e indústria criativa. Entre em contato em patricia@tendere.com.br.

0 visualização

Tendere Pesquisa de Tendências e Consultoria em Tecnologia Industrial Ltda

CNPJ: 13.977.395/0001-29

Endereço: Rua Bartira, 1060/31 - Perdizes, São Paulo - SP, 05009-000

E-mail: tendere@tendere.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube