top of page
  • Foto do escritorTendere Tendere

A Tendere em 2019... e que venha 2020!

2019 foi um ano de muitas mudanças na Tendere. Prestes a completar 9 anos, a empresa aumentou seu leque de atuação e, de quebra, participamos de alguns dos mais importantes eventos de economia criativa do País.


Nosso ano de 2019 começou com um planejamento profundo em janeiro. Ele rendeu decisões, transformações e ganhos imensos. Que venha o próximo! E a próxima década!


Aliás, como está sem planejamento para o próximo ano? Nós podemos ajudar.


Começando por março, após estabelecermos algumas diretrizes, a Tendere participou da feira Revestir, em Sao Paulo, a maior do Brasil referente a pisos e revestimentos para decoração. Fomos convidados pela Eucafloor em seu ciclo de palestras no estande da empresa. Patricia Sant’Anna, fundadora e CVO da Tendere, apresentou perspectivas futuras do mercado para o público convidado nos primeiros dias de feira. Já Vivian Berto, pesquisadora na Tendere, mostrou para o público geral da feira tendências criativas para arquitetura e decoração para 2020.


Ainda em março, no dia 26, Patricia apresentou Mulheres na Moda, no mês das Mulheres no Esplanada Shopping, em São José dos Campos-SP, com organização de Renata Sant'Anna.




Abril foi um mês de curadoria de talks com equipe e parceiros de longa data da Tendere - pesquisadores consistentes e renomados em suas áreas. Na Tecnogold, em São Paulo, feira de tecnologia, gemas e design para o setor joalheiro, tivemos o painel “Uma Conexão com o Futuro”. Durante os dias de feira, tivemos 11 palestrantes para falar sobre design, tecnologia, inovação, negócios, dentre outros, totalmente direcionados para o setor.


Quer uma curadoria sob medida de talks sob medida para sua feira ou evento? Entre em contato com a gente!

Já no Minas Trend Preview, de 8 a 12 de abril, em Belo Horizonte, temas como moda e criação, tendências de moda, modelagem, sensibilização e formação de gosto foram apresentados nos talks. É a primeira participação da Tendere no Minas Trend, a mais forte semana de moda no Brasil atualmente. Foram ao todo 9 talks, 3 por dia, com palestrantes de vários lugares do Brasil. Patricia mediou todos os dias de talk, acrescentando profundidade e densidade à conversa. Um dos destaques entre os talks foi o de Victor Barboza fundador da GFC, educador financeiro e gestor financeiro da Tendere.




Ainda em BH, a CVO apresentou a palestra "A importância da pesquisa no campo da moda”, no Museu da Moda.


Em maio, Patricia voou para Porto Alegre para apresentar Pesquisa de Tendências para Joalheria no Brasil, convidada da Três Marias Joias.


No dia 24, em Campinas, aconteceu a 15º edição do Seminário de Tendências, referente a primavera-verão 2020-21. Foi a maior edição do Seminário até agora, com mais de 80 participantes atuantes nos diversos setores da economia criativa, como decoração, moda, design e tecnologia. Também experimentamos um novo formato, com a troca de horário (para a tarde), e uma formatação mais direta, com palestrantes-pesquisadores da própria Tendere: Patricia Sant’Anna, Helder Oliveira, CEO da empresa, Victor Barboza e Vivian Berto.




Em São Paulo, Patricia Sant’Anna palestrou no primeiro Sustexmoda, Seminário de sustentabilidade e moda da USP, ao lado de pesquisadores e profissionais do setor.


Um junho, foi a vez de Negócio de Mulher, evento promovido pela Santa Costura de Todos os Panos, importante marca de moda sustentável e slow em Campinas-SP, e cliente e parceira da Tendere já há alguns anos.


Depois do planejamento em julho, na virada do semestre, tivemos um agosto cheio. A começar pela primeira edição do Seminário de Tendências Pocket (primavera-verão 2020-21), uma versão mais enxuta e direta do já estabelecido Seminário de Tendências, realizado todos os semestre em Campinas. A primeira cidade a receber o Seminário Pocket foi Franca-SP, uma das maiores APLs calçadistas do Pais, em parceria com a Unifran.




No dia 17 de agosto, Patricia lecionou em mais uma edição do curso Moda Inclusiva em Sao Paulo, destacando o mercado e os negócios dentro do segmento de moda para pessoas com deficiência. Patricia já leciona no Moda Inclusiva, promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo, há varias edições.


Em agosto, Vivian Berto visita Manaus para ministrar a palestra Inteligência Artificial e Moda, na Intelligence of Things Week, promovida pela Samsung Ocean. Esta é uma parceria da multinacional coreana com a Universidade do Estado do Amazonas, bastante frutífera em impulsionar os profissionais e o mercado de tecnologia da região.




Em setembro, dia 9, Patricia participou como palestrante do Fórum de Gestores da Beauty Fair, feira de beleza em São Paulo e a maior da América Latina. O talk “Entenda o comportamento dos novos consumidores” foi direcionado, principalmente, para gestores de salões de beleza.

Já nos dias 12 e 13, Patricia e Victor Barboza foram para Fortaleza participar da Maquintex, feira de maquinário para a indústria têxtil-confeccionista. Os talks giravam em torno do tema do Futuro Sustentável da Moda.




Em outubro, a UFG convidou a Tendere para palestra e workshop “Moda: atuação criativa para além do estilismo”, dedicados a área da moda, em Goiânia. Em seguida, Porto Alegre foi mais uma vez destino, dessa vez no evento de tecnologia e comunicação FIC – Festival de Interatividade e Comunicação, na Unisinos. Patricia apresentou uma mesa sobre Experiência e Consumo.

No dia 25 de outubro, em Campinas, o 16o Seminário de Tendências abordou outono-inverno 2021 com a equipe completa da Tendere, debatendo futuro do consumo, do varejo, Macrotendências Criativas e temas como psicologia econômica, novas masculinidades e moda e inteligência artificial. Esta é a última edição do Seminário no interior de SP: as próximas serão na capital paulista.


A Tendere apresenta, junto a Tintas Eucatex, em novembro, a Cor do Ano para 2020. A cor escolhida foi Modernismo, um rosa claro para lembrar s busca da doçura em tempos de crise e opiniões divergentes. A escolha foi muito bem recebida por especialistas e profissionais do setor.

Vídeo Eucatex cor do ano.




No dia 17 de novembro, Patricia Sant’Anna mediou uma mesa sobre Moda Agênero, um tema bastante pertinente para entender a moda atual, no 17o Brasil Eco FashionWeek, em Sao Paulo.

Ainda em São Paulo, Patricia apresentou, no Samsung Ocean - agora no da capital paulista, o mesmo tema Moda e Inteligência Artificial, no dia 9 de novembro, reforçando a importância de falar sobre IA no campo da moda e, mais do que isso, a de essas duas áreas conversarem com mais intensidade.

_____

Depois de um 2019 intenso, o saldo da Tendere pelo Brasil é de:



E estamos nos preparando para 2020! E você? Sua empresa esta pronta para o próximo ano? E para a próxima década?

58 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page