Dois projetos interessantes no hemisfério norte vêm nos lembrar que a cidade é para pessoas, e não somente para os carros.
Sempre que falamos em iniciativas ‘pop up’, lojas são as primeiras a serem citadas. Mas já pensou em uma área verde pop up e móvel, e em uma praça e a possibilidade de variadas atividades surgindo onde quer que se precise delas?
Baku, a capital do Azerbaijão e um time de designers provou ser capaz de deixar a cidade mais verde com o projeto Parkcycle Swarm, e a possibilidade de "construir" um parque público e instantâneo em qualquer parte da cidade.
A plataforma pedalável pode ocupar desde a área equivalente a ocupada por um carro, ou vários módulos podem se juntar instalando uma grande área verde e de lazer. O projeto tem como objetivo discutir as extensas áreas reservadas aos automóveis, e cada vez menos espaços de recreação.
O objetivo é discutir as extensas áreas reservadas aos automóveis, e cada vez menos espaços de recreação.
O Cricklewood Town Square (link: http://cricklewoodtownsquare.com/) um espaço público móvel conectado a uma bicicleta transforma espaços vazios em eventos comunitários. Em seu interior carrega bancos, mesas, jogos, guarda-sóis, tudo que possa transformar uma grande área vazia e subutilizada em um grande evento a céu aberto.
Com pouco mais de dez metros quadrados quando aberto e desmembrado, o projeto pretende levar diversão e espaços de convívio em comunidade para Cricklewood no nordeste de Londres. A estrutura pode assumir a função de biblioteca, venda de comida, e é um bom exemplo de iniciativa que pode ser posta em prática em todas as cidades e comunidades pelo mundo todo.
André Ribeiro de Barros
Comentários