Tendências confirmadas primavera-verão 2020-21

A temporada Spring 2020 das principais marcas de moda do hemisfério norte acaba de terminar - aconteceu entre setembro e o começo de outubro. Pudemos notar, como em todas as estações, a confluência entre as informações mostradas pela Tendere nas Macrotendências Criativas, mais de quatro meses antes das semanas de moda, e o que foi apresentado nas passarelas.


A confirmação de tendências dos relatórios da Tendere na moda internacional mostra o quanto a pesquisa foi aprofundada, debatida e, portanto, acertadas. Destaque para as cores apresentadas nos relatórios da Tendere, equivalentes às que aparecem nas passarelas.


As Macrotendências Criativas dos relatórios da Tendere são baseadas em quatro grupos de gosto de referência para o hemisfério sul. Ou seja, as tendências de comportamento internacionais (e seus reflexos na moda) são estudadas em sua especificidade para o mercado e o contexto criativo-produtivo desta parte do globo (veja neste link a importância de entender moda na perspectiva do hemisfério sul).


Abaixo, listamos quais foram as Macrotendências Criativas apontadas pela Tendere e como elas se confirmaram nos desfiles Spring 2020. Preferimos nos referir ao termo em inglês para diferenciar as estações no hemisfério norte das nossas, pela óbvia diferença que ocorre entre os dois hemisférios do globo: Spring-Summer 2020 equivale, aproximadamente, ao nosso Primavera-Verão 2020-2021.


Antropólogo amador.





O Antropólogo Amador é um globetrotter que gosta de conhecer as raízes de outros lugares e entendê-las dentro de sua lógica. Ele ou ela se fascina pelos padrões e design de superfícies estrangeiros e digere isso misturado à sua própria cultura.


Trafega por Nova Iorque, Cairo, Nova Dehli, Tibet, Hong Kong, Cidade do Cabo, Cuzco, Lima, Sevilha, Madri, Belém… tudo com desenvoltura e com olhos aguçados e curiosos para desvendar cores, cheiros, lugares e pessoas pelo mundo. Mistura tudo para criar o seu mundo cheio de referências às suas viagens e experiências.


As cores, muito diversas, transitam entre os terrosos mais quentes, laranjas, rosas que se aproximam do alaranjado, e acinzentados. Os verdes podem ser intensos, tons que se aproximam do verde-oliva ou até mesmo verde-limão.


O que foi apresentado nas passarelas Spring 2020:





Jeitinho Artsy.





Fascinado pelos diálogos que a arte tem com a moda, design e arquitetura, busca produtos e experiências que tragam o perfume ‘artsy’ para a sua vida. As linguagens mais óbvias como o grafite, PopArt, Cubismo e Surrealismo inspiram estampas e letterings que esse grupo adora.



O esporte continua como solução importante para dar o ‘ar de vanguarda’ que vem da influência estadunidense e asiática (Tóquio 2020 – Olimpíadas, Beijing 2022 – Olimpíadas de inverno). Afinal, mostrar que sabe sobre tudo o que está acontecendo é algo importante para este grupo de gosto.


As cores são muito intensas e "artificiais", com muita referência na PopArt: laranjas, corais, rosas e amarelos, além do azul-turquesa e outros tons de verde e azul análogos a ele.


O que foi apresentado nas passarelas Spring 2020:





Pele ecológica.





A consciência de que os humanos fazem parte da natureza é o mote dessa tendência. Ela identifica uma necessidade, uma urgência, da consolidação de uma inteligência ecológica.


As soluções possuem perfume e força tropicais. É uma tendência que preza pelo respeito ao mundo natural, e vê beleza nas diferenças. No espectro de cores, muitos tons que remetem a "cor de pele", além de amarelos mais frios.


O que foi apresentado nas passarelas Spring 2020:





Nativo Zen Arquitetural.



Tendência que traz a busca pelo wellness para dentro do universo do consumo, com soluções que ora olham para as raízes indígenas, ora para as soluções arquitetônicas contemporâneas.


Busca do Yin e Yang no cotidiano, do conectar-se com a terra com perfume New Age. Crítica à maneira como usamos o mundo hoje. A paleta de cores muito sóbrias típicas desse grupo de gosto, transita entre cinzas mais quentes, beges, mas também apresenta verdes mais intensos.


O que foi apresentado nas passarelas Spring 2020:



2 visualizações

Tendere Pesquisa de Tendências e Consultoria em Tecnologia Industrial Ltda

CNPJ: 13.977.395/0001-29

Endereço: Rua Bartira, 1060/31 - Perdizes, São Paulo - SP, 05009-000

E-mail: tendere@tendere.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube