• Tendere

3 palestras fundamentais esperam você no 15º Seminário de Tendências / primavera-verão 2020-21


O Seminário de Tendências da Tendere chega à 15ª edição, que será realizada no dia 24 de maio de 2019 no Centro de Convenções da Praça Capital, importante centro empresarial de Campinas-SP, das 13h às 19h30. Haverá pausas para networking Coffee, sempre com o estímulo a criar redes entre os participantes. A temática do evento é a prospecção de tendências criativas, de mercado e de comportamento para primavera-verão 2020-21. Os ingressos podem ser adquiridos online:


O Seminário, evento semestral, já é conhecido no âmbito de pesquisa de tendências realizadas no Brasil. Seu foco é o país e o hemisfério sul, entendido como: América do Sul, Central e parte da América do Norte (de formação ou influência latina, como o México, sul dos Estados Unidos e Havaí), África Subsaariana e Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Este modo único de estudar o fluxo de informação de tendências é uma metodologia desenvolvida pela equipe de pesquisadores da Tendere e tem alto teor de acerto na geração de informação estratégica.


Palestras


Além das palestras trazidas por Patricia Sant’Anna, CVO da Tendere, o Seminário conta, a cada edição, com três palestras extras sobre temas essenciais para entender o futuro: na área de finanças/economia, na arte e na moda. Veja o que esperar na 15ª edição:


Investimentos na contemporaneidade, Victor Barboza


A palestra de Victor Barboza é sobre o quanto os investimentos mudaram ao longo do tempo, se tornando mais acessíveis, e, é claro, digitais. Poucas e grandes instituições financeiras cedem espaço a start-ups e fintechs (financial technologies, ou empresas que unem o financeiro ao uso da tecnologia).


E, não só isso, mas também a necessidade gera um aumento da procura por novas formas de investir. “As taxas de juros estão nos menores valores da história”, enfatiza Barboza, “a Caderneta de Poupança rende muito pouco, e depender da Previdência Social para a aposentadoria não bastará...”. Entender o jogo do investimento contemporâneo também pode ser questão de sobrevivência, tanto para empresas quanto para pessoas físicas. “Porém, justamente por conta do aumento exponencial de opções, a educação financeira passa a ser ainda mais fundamental”. Assistir à palestra de Investimentos na contemporaneidade é essencial para saber lidar com o novo mundo financeiro que nos entorna, adquirir independência e identificar oportunidades futuras.


O sensorial na arte, Helder Oliveira


Mostrando parte da metodologia de future studies da Tendere, o Seminário de Tendências abarca, já há algumas edições, as palestras sobre arte (especialmente a contemporânea), sempre ministradas por Helder Olveira, CEO da Tendere e fundador do Instituto Tendere. Desta vez, O sensorial na arte tem como objetivo apresentar artistas cujos trabalhos exploram os sentidos do nosso corpo, para além da visão.


Segundo Oliveira, “a produção artística do século XX, principalmente, a partir da segunda metade, ampliou a experiência com a visão, para os demais sentidos, como a audição, o tato, o olfato e o paladar, gerando obras que lidam com o som, o toque, o cheiro e o gosto”. Isso não fica restrito ao universo artístico, é claro. “Essas experiências acabaram por se expandir para áreas de nosso cotidiano, por exemplo, a identidade olfativa presente em certas lojas de shopping centers”. Entender as produções artísticas possibilita buscar a raiz do desdobramento de diversas manifestações no consumo e na sociedade.


Gênero na moda: fluidez, Vivian Berto de Castro


Vivian Berto, pesquisadora da Tendere, vai apresentar como o gênero (feminino, masculino e os inúmeros desdobramentos entre eles) tem sido tratado pela moda nos últimos anos e poderá ser tratado no futuro. “Isso vai muito além dos movimentos LGBT+, mesmo tendo iniciado, em grande parte, a partir dele”, afirma Berto. “Abarca o consumo de moda como um todo”.


O gênero, categoria essencial para entender a moda, foi questionado em diversos momentos ao longo da história. Nas manifestações recentes, o chamado movimento genderless ou agender tem sugerido outras formas de se pensar a roupa. E isso tem se desenvolvido, tanto pelos designers e empresas quanto pelos consumidores: se antes qualquer moletom ou camiseta larga e cinza, que podem ser vestidos por homens e mulheres, já era vendido como ‘sem gênero’, hoje problematizamos o que seria realmente uma roupa para todos os gêneros. “Ou, ao menos, roupas que fluam de entre os gêneros”, finaliza Berto, “e a noção de fluir, cada vez mais arraigada na geração Z, pode ser chave para entendermos essa moda hoje e no futuro”.


Conheça os palestrantes:


Victor Barboza é educador financeiro e gestor financeiro da Tendere e Fluxus Escola de Criatividade, é também fundador da GFC – Gestão Financeira Criativa. É Engenheiro Mecânico (UNICAMP) e se especializa em Gestão Financeira para Economia Criativa há anos. Ainda na graduação desenvolveu pesquisa, na Tendere, sobre Finanças para Negócios e Economia Criativa, e desde então, não parou mais e se aprimorou nas áreas de coaching comportamental, psicologia econômica, finanças pessoais e finanças corporativas. Na Tendere também pesquisa os futuros do mercado com foco no Brasil.


Helder Oliveira, CEO da Tendere. É mestre em História da Arte (UNICAMP) especialista em Museologia (USP) e Lic. Em Educação Artística pela FAAP. Fundador da FLUXUS – Escola de Criatividade, braço da Tendere dedicado a cursos de aperfeiçoamento, cursos livres e incompany (treinamentos). Tem grande experiência teórico-prática no mundo das artes. Já lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Campinas, FAAT e UNICAMP, além de atuar no acervo, montagem e educação no MASP, Brazil Connects (Mostra do Redescobrimento) e Casa das Rosas.


Vivian Berto de Castro, produtora de conteúdo e pesquisadora da Tendere para áreas de cultura e arte contemporânea, Vivian Berto é mestre em História da Arte (Unifesp) e graduada em design de moda pela ESAMC. Na Tendere tem grande interesse e pesquisa sobre comportamento e suas consequências estéticas. Também leciona nos cursos de Moda e Artes Visuais da FMU/FIAM-FAAM.

0 visualização

Tendere Pesquisa de Tendências e Consultoria em Tecnologia Industrial Ltda

CNPJ: 13.977.395/0001-29

Endereço: Rua Bartira, 1060/31 - Perdizes, São Paulo - SP, 05009-000

E-mail: tendere@tendere.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube