17º. Seminário Tendere – Tendências 2022


O 17º Seminário Tendere – Tendências 2022 acontecerá digitalmente nos dias 23 e 24 de setembro de 2020, das 15h às 18h, e estamos ansiosos para mostrar para nossos clientes e parceiros as últimas pesquisas de tendências da Tendere!

Como acontece em todas as edições do evento, os resultados são mostrados com palestras dinâmicas e o relatório de tendências é enviado após o evento para todos os participantes do Seminário, sem nenhum custo adicional.

Os ingressos são vendidos online até um dia antes do evento ou até esgotarem (sim, mesmo sendo digital, temos limite de participantes). Você pode adquiri-los via Sympla no link: https://www.sympla.com.br/17-seminario-de-tendencias-100-digital-acesse-tenderebr-no-instagram-e-veja-informacoes__924535

Qualquer dúvida, por favor, entrar em contato com o email: marketing@tendere.com.br

Programação do Seminário de Tendências

Quem coordena o dia é Patricia Sant’Anna, CVO, fundadora e diretora de pesquisa da Tendere. O formato digital exigiu dinâmicas diferentes, então apresentaremos as palestras de futuro do consumo e tendências de mercado como normalmente fazemos, mas não apresentaremos as macrotendências criativas de uma ou outra estação, mas das duas, falaremos de 2022 de um jeito diferente, e acreditamos que vai ajudar mais a você do que na maneira tradicional. As macrotendências criativas possuem informações relevantes de tema, conceito, cor, texturas, materiais e formas para moda (vestuário, couro-calçadista, joias e bijouterias), beleza e cosméticos, e arquitetura e décor.

Outros quatro palestrantes, pesquisadores da Tendere – Helder Oliveira, Victor Barbosa, Vivian Berto e Layla Mendes –, tratam seus temas de abrangência importantíssimos para pensar a Economia e a Indústria Criativa em 2022.

Como você pode ver traremos palestras relevantes para compreender o mundo em que vivemos hoje, porque é dele que desdobramos as consequências de futuro. No primeiro dia temos Victor Barboza e Helder Oliveira.

Victor Barboza, nosso pesquisador para Mercado Financeiro e Economia Contemporânea nos traz como as Fintechs cresceram no Brasil nos últimos anos, mas melhor, como elas podem ajudar a alavancar o seu negócio. Victor Barboza é formado em Engenharia Mecânica na Unicamp, e é fascinado por economia criativa e gestão de negócios desde a graduação. Depois do curso de Engenharia mergulhou na Gestão Financeira, e hoje faz MBA em Gestão Financeira e em Gestão de Negócios (USP). Acaba de ser selecionado pelo Banco Central para ter sua própria Fintech acelerada por eles: a Fincatch, um buscador que também demonstra a reputação de outras Fintechs e ajudará os usuários a escolherem qual é a empresa que melhor se adequa à sua realidade e mercado.


No mesmo dia temos Helder Oliveira, CEO da Tendere e pesquisador de Arte Contemporâneo e Mercado das Artes na Tendere. Ele demonstrará como o processo de digitalização teve impacto tanto no mercado quanto na própria produção artística contemporânea. Helder Oliveira também é perito em Artes para Receita Federal, estudou Educação Artística na FAAP, Museologia da USP, fez mestrado em História da Arte na Unicamp e tem experiência em grandes mostras, bem como foi museólogo (conservação preventiva) no Acervo do MASP. Acompanha o mercado de artes desde que entrou na Tendere, há oito anos, trazendo importantes subsídios para os pesquisadores de tendências compreenderem sobre temas, cores, texturas, formas e novas sensibilidades nascentes.


No segundo dia do evento teremos Layla Mendes e Vivian Berto. Layla Mendes hoje é professora do IFRN Caicó, no Rio Grande do Norte, e é pesquisadora da Tendere na área de Comportamento de Consumo de Moda no NE. Hoje Layla Mendes está em Guimarães, Portugal, fazendo o seu doutorado na Universidade do Minho. Ela nos traz uma palestra sobre o fator estratégico que é o uso de tendências em empresas da área de moda. Parece óbvio, mas não é. Layla falará sobre a importância de um conhecimento aprofundado sobre as necessidades de seu cliente final para um uso realmente estratégico das informações de tendências. Com formação em Engenharia Têxtil (UFRN), especialização em Styling de Moda (Senac SP), mestrado em Design de Comunicação de Moda (Universidade do Minho) e agora, como doutoranda em Design de Moda (Universidade do Minhho e Universidade Beira Interior, Portugal) ela tem conhecimento de todo o processo da indústria da moda e como ela atua no mercado brasileiro e europeu.


Vivian Berto traz um debate muito pertinente para a moda contemporânea no Brasil que é a Moda Sustentável enquanto um produto de mercado. Vivian Berto nos traz a realidade da Alemanha, especificamente Berlim, que tem centralidade para falarmos em mercado de moda sustentável, afinal, é onde ocorre as principais feiras de negócios de moda sustentável do mundo. Vivian Berto é formada em Design de Moda, mas seu interesse por Arte Contemporânea, em especial a produção feita por mulheres e com engajamento feminista, despertou seu interesse, o que a levou a fazer um Mestrado em História da Arte (Unifesp). Na Tendere sempre atuou nas iniciativas com propósito, por exemplo, foi ela que trouxe a causa da Moda Inclusiva para dentro da empresa, construiu um blog crítico que expunha nossos debates internos para os nossos clientes. Hoje em Berlim, a Vivi, como é carinhosamente chamada aqui na empresa, traz não só o que é cool, o que está despontando (porque ela faz isso com facilidade), mas como essas referências podem ajudar em negócios no Brasil.


Estas palestras foram gravadas, mas os palestrantes estarão, nos dias, ao vivo, para tirar dúvidas ao final de cada dia do evento. Como você pode perceber, o evento está incrível, e imperdível. Bora participar?


Faça já sua inscrição neste link: https://www.sympla.com.br/17-seminario-de-tendencias-100-digital-acesse-tenderebr-no-instagram-e-veja-informacoes__924535




A gente se vê nos dias 23 e 24 de setembro de 2019,

quando nos encontraremos e conversaremos sobre 2022!


61 visualizações

Tendere Pesquisa de Tendências e Consultoria em Tecnologia Industrial Ltda

CNPJ: 13.977.395/0001-29

Endereço: Rua Bartira, 1060/31 - Perdizes, São Paulo - SP, 05009-000

E-mail: tendere@tendere.com.br

  • Facebook
  • Instagram
  • Pinterest
  • YouTube