Informação competitiva, estratégica e assertiva é apresentada no 16º Seminário de Tendências da Tendere - outono-inverno 2021, um dos mais importantes eventos de tendências para indústria criativa do País.
A 16ª edição do Seminário de Tendências da Tendere será realizada no dia 25 de outubro de 2019 no Centro de Convenções da Praça Capital, centro empresarial de Campinas-SP, das 13h às 19h30. Haverá coffee break para networking, sempre com o estímulo a criar redes entre os participantes. A temática do evento é a prospecção de tendências criativas, de mercado e de comportamento para a estação outono-inverno 2021. O Seminário de Tendências é patrocinado pela Fedrigoni.
Pesquisa de Tendências para Brasil e hemisfério sul
O Seminário, evento semestral, já é conhecido no âmbito de pesquisa de tendências realizadas no Brasil. Seu foco é o país e o hemisfério sul, entendido como: América do Sul, Central e parte da América do Norte (de formação ou influência latina, como o México, sul dos Estados Unidos e Havaí), África Subsaariana e Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Este modo único de estudar o fluxo de informação de tendências é uma metodologia desenvolvida pela equipe de pesquisadores da Tendere e tem alto teor de acerto na geração de informação estratégica.
Com este foco, o Seminário aborda questões como tendências de comportamento do consumidor, tendências de marketing e varejo, e palestras rápidas e intensas (talks) sobre os temas mais importantes para entender o futuro feita por pesquisadores da empresa. Finalmente, o dia fecha com as tendências criativas, com informações relevantes de temas, conceitos, cores, texturas, materiais e formas (shapes) para moda (vestuário, couro-calçadista, joias e bijuterias), beleza e cosméticos, e arquitetura e décor.
Perfil dos participantes do Seminário
No 15o Seminário, o evento consolidou-se como um local de alto nível de networking entre participantes de empresas com foco em informação estratégica e de futuro, ainda que de segmentos muito diversos, como Unilever e Samsung. Além, é claro, das empresas da indústria da moda e joalheria e semijoias, muitas das quais se programam com antecedência para participar do evento, que acontece duas vezes ao ano.
O evento também reune participantes de locais diversificados. O Seminário atrai profissionais de cidades próximas e distantes de Campinas, como São Paulo, Porto Alegre, Florianópolis, Rio de Janeiro e Fortaleza, além do polo confeccionista da região Americana-Santa Barbara D’Oeste e do corredor confeccionista do norte do Paraná (Maringá, Londrina, Apucarana etc.). Esta característica faz do Seminário um local interessante para networking, tudo somado à característica intimista e confortável do evento.
Campinas é a cidade-sede da Tendere e também o local escolhido para realizar o Seminário, ano após ano. A região metropolitana de Campinas (RMC) concentra um polo de tecnologia e inovação, além de ser uma das cidades com maior PIB per capita do Brasil. O centro empresarial Praça Capital fica localizado próximo a grandes rodovias, como Anhanguera e Dom Pedro I, facilitando o acesso.
Programação
13h – Welcome coffee e credenciamento
13h30 – Abertura solene
13h40 – Cenários Futuros 2021 – Patricia Sant’Anna
14h20 – Psicologia Econômica: uma nova visão da economia – Victor Barboza
14h40 – O consumidor em 2021 – Patricia Sant’Anna
15h20 – Cafezinho da tarde
15h40 – Fronteiras borradas: masculinidades contemporâneas – Helder Oliveira
16h – Os robôs podem se tornar designers? Moda e inteligência artificial – Vivian Berto
16h40 – Tendências Criativas 1 e 2 para Outono-inverno 2021 – Patricia Sant’Anna
18h – Lanchinho da tarde
18h20 – Sorteio de brindes
18h30 – Tendências Criativas 3 e 4 para Outono-inverno 2021 – Patricia Sant’Anna
19h30 – Coquetel de encerramento
20h – Finalização dos trabalhos 16º Seminário de Tendências
Palestrantes
O Seminário de Tendências é conduzido por Patricia Sant’Anna, fundadora e CVO da Tendere, que apresenta as tendências de mercado e comportamento e as tendências criativas, todas desenvolvidas por uma equipe multidisciplinar de pesquisadores da Tendere.
Patricia é doutora em História da Arte, mestre em Antropologia e Bel. Em Ciências Sociais, todos pela UNICAMP. Tem destaque no mercado criativo devido a sua atuação como consultora em diversos segmentos nos setores de moda, joias, arquitetura, decoração, eletrônicos, entre outros. Lidera o time de pesquisadores e consultores da Tendere na construção de soluções criativas para os mais diferentes clientes e desafios. Faz pesquisa de tendências e estudos de segmentação com base em pesquisa estética (formação de gosto) e antropológica (aspectos culturais) que fundamentam as soluções criativas e dão melhores resultados para os clientes.
Helder Oliveira, CEO da Tendere. É mestre em História da Arte (UNICAMP) especialista em Museologia (USP) e Lic. Em Educação Artística pela FAAP. Fundador da FLUXUS – Escola de Criatividade, braço da Tendere dedicado a cursos de aperfeiçoamento, cursos livres e incompany (treinamentos). Tem grande experiência teórico-prática no mundo das artes. Já lecionou nos cursos de graduação e pós-graduação da PUC-Campinas, FAAT e UNICAMP, além de atuar no acervo, montagem e educação no MASP, Brazil Connects (Mostra do Redescobrimento) e Casa das Rosas.
Victor Barboza é educador financeiro e gestor financeiro da Tendere e Fluxus Escola de Criatividade, é também fundador da GFC – Gestão Financeira Criativa. É Engenheiro Mecânico (UNICAMP) e se especializa em Gestão Financeira para Economia Criativa há anos. Ainda na graduação desenvolveu pesquisa, na Tendere, sobre Finanças para Negócios e Economia Criativa, e desde então, não parou mais e se aprimorou nas áreas de coaching comportamental, psicologia econômica, finanças pessoais e finanças corporativas. Na Tendere também pesquisa os futuros do mercado com foco no Brasil.
Vivian Berto de Castro, produtora de conteúdo e pesquisadora da Tendere para áreas de cultura e arte contemporânea, Vivian Berto é mestre em História da Arte (Unifesp) e graduada em design de moda pela ESAMC. Na Tendere tem grande interesse e pesquisa sobre comportamento e suas consequências estéticas. Também leciona nos cursos de Moda e Artes Visuais da FMU/FIAM-FAAM.
Patrocínio
Fedrigoni
Apoiadores
ProImagem Eventos, GFCriativa, Moda Inclusiva, Incamp/Inova (Agência de Inovação da Unicamp), Aldeia, MMdaModa e Rubbo Escola de Moda e Manualidades.
Como participar
Os ingressos devem ser adquiridos online, com antecedência. A plataforma de vendas é o Eventbrite, e o link direto para compra é: https://www.eventbrite.com.br/e/16o-seminario-de-tendencias-tendere-tickets-69378313403
Os preços variam em dois lotes promocionais, que se dividem em:
Primeiro Lote: de R$440,00 por R$265,00 (por pessoa), para ingressos adquiridos até 16/09
Segundo Lote: de R$440,00 por R$285,00 (por pessoa), para ingressos adquiridos até 07/10
Terceiro Lote: de R$440,00 por R$305,00 (por pessoa), para ingressos adquiridos até 19/10
Professor e estudante com comprovação: R$275,00
Equipe (2 ou +): R$305,00
Ingresso cheio: R$440,00
Serviço
15º Seminário de Tendências da Tendere – primavera-verão 2020-21
Centro de Convenções do Praça Capital
Rua José Rocha Bonfim 214
Jardim Santa Genebra, Campinas-SP
Estacionamento pago no local.
O Seminário de Tendências se compromete a ser carbon free.
Sobre a Tendere:
Fundada em 2011, quando foi incubada na UNICAMP, a Tendere – Pesquisa de Tendências e Soluções Criativas, é a primeira empresa de pesquisa de tendências dedicada a compreender o hemisfério sul. Gerar informação estratégica para a indústria criativa é seu foco. Entre os clientes da Tendere, estão Samsung, C&A, Eucatex, Rhodia, ACP Galvânica, IBGM (Instituto Brasileiro de Gemas e Metais), Antenor Pellisson Tecidos, Debrito Agência Publicitária, Santa Costura de Todos os Panos, Cris Gata Beauty, TECOF (Tecendo e Costurando o Futuro – Associação de Costureiras) e muitos outros, entre grandes, médias e pequenas empresas.
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