Vivian Berto de Castro
Pesquisa de moda para hemisfério sul: esse é um dos fatores mais importantes da metodologia de pesquisa de tendências da Tendere e um de nossos maiores diferenciais. Esse hemisfério sul é “ampliado”, ou seja, entendido sob a ótica não tanto geográfica, mas histórica, política, territorial e de fluxo de pessoas.
O hemisfério sul da Tendere é entendido como: América do Sul, Central e parte da América do Norte (de formação ou influência latina, como o México, sul dos Estados Unidos e Havaí), África Subsaariana e Oceania (Austrália e Nova Zelândia). Este modo único de estudar o fluxo de informação de tendências tem alto teor de acerto na geração de informação estratégica.

A importância dos influenciadores digitais
Internet, mídias sociais, informação instantânea e transmitida de maneira horizontal entre redes de pessoas mudaram nossa maneira de consumir moda. O modelo de disseminação de tendências mais utilizado atualmente é o trickle across, também chamado rizomático ou, simplesmente, “efeito meme”. Ao invés das tendências de disseminarem a partir de um ponto focal “acima” – designers, celebridades etc. – ou abaixo – culturas alternativas e grupos de jovens –, como seriam os modelos tradicionais de disseminação, agora as tendências podem surgir de todos os lugares. A internet e suas ferramentas facilitam o acesso de informação de moda de pessoas com as quais nos identificamos, mesmo que elas estejam do outro lado do mundo, e não passem por uma “legitimação” midiática tradicional.
O universo dos influenciadores digitais, e, em especial, dos microinfluenciadores, é extremamente relevante nesse sentido. Essas pessoas dialogam e exibem gostos de grupos pequenos e diversos de consumidores. São referências para qualquer profissional que pesquisa tendências, pois mostram informações que grandes marcas, desfiles, mídia etc. não conseguem captar de primeira mão. E tudo a poucos cliques (ou toques na tela) de distância de qualquer pesquisador.
Por outro lado, os fluxos de informação e os grupos de gosto do hemisfério sul só ganham com esses influenciadores, que enaltecem uma imagem de moda cheia de referências globais. É por isso que vemos referências tão interessantes como uma influenciadora de “moda modesta” em plena Cidade do Cabo (Aqeelah Harron Alley) e a maior influenciadora de moda da Austrália ser uma orgulhosa descendente de chineses (Margaret Zhang).

O mapeamento para descobrir novos microinfluenciadores e como eles atuam como referências estéticas e comportamentais é incessante na Tendere. E baseados em pesquisas recentes, selecionamos 12 influenciadores – de micro a celebridade do cinema – do hemisfério sul que você precisa conhecer.
México
1. Steff Echegoyen
Peru
2. Ale Mazzini (Fashion in da hat)
Chile
3. Monrix
Jamaica
4. Rashade St. Patrick (Mr. Kingston Belle - radicado em Nova York)
Porto Rico
5. Natasha Bonet
Estados Unidos (Flórida)
6. Danie G. (Journey of a Braid)
Austrália
7. Margaret Zhang
8.Brayden Stiles
África do Sul
9. Palesa Mokubung
11.Aqeelah Harron Alley (Fashion Breed)
O que você achou de cada um deles? Tem algum influenciador para sugerir para nossas futuras pesquisas? :)
コメント