Tendere Franquia: agora você pode ser um pesquisador e fazer parte da equipe Tendere em sua região.

Tendere cria formato inédito para ampliar acesso a informações de pesquisadores de sua rede

Por Patricia Sant’Anna

 

Fundada em 2011, quando foi incubada na Unicamp, a Tendere Pesquisa de Tendências e Soluções é a primeira empresa de pesquisa de tendências dedicada a compreender o Hemisfério Sul. Sua expansão ampliou-se em 2016, após consultoria da Apex-Brasil (Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos), momento embrionário do lançamento da franquia de serviços nacionais de pesquisa de tendências e soluções criativas. “O objetivo central é levar as melhores informações estratégicas e práticas de uso de tendências e soluções criativas, via franqueados, para todo o país. Os franqueados terão treinamento nas expertises da Tendere e terão apoio da Fábrica de Inteligência da empresa para atender com sucesso seus clientes”, disse Patrícia Sant’Anna, Fundadora, CEO e Diretora Criativa da Tendere.

112
Patricia Sant’Anna (CEO e Diretora Criativa Tendere) e Vivian Berto (pesquisadora Tendere) em ação no 12º. Seminário Tendere de Tendências.

 

O trabalho segue metodologia criada pela equipe da Tendere, feita especialmente para a realidade do hemisfério sul e Brasil, que busca o desenvolvimento de prospecções futuras na indústria criativa, prevendo tendências: “Observamos que a formação de gosto no Brasil dialoga francamente com a América Latina, parte dos Estados Unidos, África Subsaariana e Oceania. Nossos pesquisadores mesclam visões antropológicas, geográficas, históricas e estéticas”, explica Patricia Sant’Anna. O levantamento de perfis de gostos brasileiros, através do Future Studies da Tendere conectou empresas a soluções sob medida para a identidade de seus consumidores.

Logo da Tendere

 

Como funciona?

A(O) candidata(o) a franqueada(o), depois de passar pela seleção, aceitar a COF (Circular de Oferta de Franquia), assinar o contrato, e pagar a taxa de franquia, terá um treinamento, de uma semana em que ele aprenderá não só a ter um negócio (administração, financeiro, comercial e marketing local) quanto de pesquisa (metodologia Tendere de pesquisa local qualitativa). Também receberá um treinamento sobre como trabalhar em casa (home office), imagem e etiqueta empresarial.

O treinamento é realizado todo em Campinas (SP), e é presencial. Após esse período de duas a três semanas será iniciada a “microfranquia de baixo investimento (home office e teletrabalho)”, que tem no franqueado um parceiro que é um pesquisador local, aplicador dos métodos que para atendimento de modelagem de negócios criativos e prospectador de novos negócios da Tendere.

“Para montar um home office do zero e equipamentos de teletrabalho, o candidato deve investir entre 4.000,00 e 5.000,00 (dependendo da região do país). Prevemos o custo de R$500,00 por mês com deslocamentos até o cliente e alimentação”, diz Sant’Anna. “Além disso, mensalmente a franquia necessita pagar uma série de taxas padrão do sistema de franquia, como, por exemplo, taxa de marketing, royalties, entre outros. O valor de investimento total inicial é de R$35.000,00, o que caracteriza a franquia como microfranquia. Mas até o final do ano estamos com o preço de lançamento que é de 20.000,00. Esse cálculo visa pagar o uso da marca e da expertise da Tendere, bem como entrar em nosso sistema de franquia”, complementa.

113
A esquerda Helder Oliveira (CFO e Pesquisador Tendere) no estande da Tendere na Feira da Associação Limeirense de Joias (ALJ), a ALJoias, Limeira-SP. A direita Patricia Sant’Anna (CEO e Diretora Criativa Tendere) no estande da Tendere na Feira do Empreendedor Sebrae, em Cuiabá-MT.

É responsabilidade da Tendere dar todo apoio de pesquisa e inteligência, bem como divulgar a marca na mídia de maneira a fazer conhecida e ter uma imagem positiva para os futuros clientes da(o)s franqueada(o)s (marketing estratégico da marca – assessoria de imprensa, publicidade, participação em eventos etc.).

Público-alvo

Profissionais da área de moda, design ou área criativa com perfil de pesquisa e/ou mercado. As áreas atendidas são moda; arquitetura e decoração; beleza; P&D (eletrônicos e linha branca, por exemplo); produções culturais; patrimônio; artes e publicidade.

Moda Ética

Os projetos desenvolvidos pela Tendere têm como valor a busca por processos sustentáveis em toda a rede criativo-produtiva da moda, da matéria-prima ao varejo e, posteriormente, o descarte. “A moda ética, tem como base pensar a sustentabilidade como um valor que é necessário hoje em dia para as empresas terem futuro. Na moda abre diversas possibilidades como o consumo consciente, o design circular, upcycling e a moda inclusiva”, explica Patricia, A Tendere é realizadora oficial do evento “Fashion Revolution” em Campinas-SP (sobre moda sustentável), idealizadora e organizadora do “Fashion Friday” (sobre visão crítica frente a moda), “Seminários Tendere” (cenários futuros e tendências para a indústria criativa) e é apoiadora há anos do Concurso Internacional “Moda Inclusiva”. Além disso, os pesquisadores e profissionais da Tendere, não raro, estão envolvidos em palestras e treinamentos em que levam os valores da moda ética e de práticas sustentáveis para a economia e indústria criativa.

Ficou interessado?

Entre em contato com a Tendere via o email franquia@tendere.com.br , estamos disponíveis para tirar as suas dúvidas.

 

Franquia_Tendere

Comments

comments