Como foi o Fashion Friday Varejo de Moda? Confira!

IMG_2366
Com casa lotada, Patricia Sant’Anna e Ana Vaz apresentam o Fashion Friday.

 

Foram mais de 80 participantes no local (“offline”) e mais de 300 participantes que assistiram online. Mas qual é a real diferença entre eles? Bem, este foi um dos temas polêmicos mais discutidos da primeira edição de 2016 do Fashion Friday sobre Varejo de Moda: o que difere a experiência offline da online para o consumidor, uma vez que estão cada vez mais integradas?

O evento foi realizado no dia 19 de fevereiro no auditório da Livraria da Vila do Galleria Shopping, em Campinas. Pra quem não conhece, o Fashion Friday é um evento bimestral de moda realizado pela Tendere e pela Butique de Cursos Ana Vaz. O objetivo? Reunir a rede de contatos dessas duas empresas para trazer para Campinas (e toda a região) informação de moda de qualidade, vinda dos melhores profissionais da área. Cada edição tem um tema específico relacionado com a indústria da moda. Vale ressaltar que o evento é totalmente gratuito e aberto a todos. O que queremos mesmo é compartilhar conhecimento e informação, além de insights que possam ajudar a desenvolver os profissionais da região.

Em 2016, o Fashion Friday conta também com o apoio do MeModa, startup que promove a moda regional por meio de um e-marketplace inovador. O evento aconteceu das 15h às 19h, no auditório da Livraria da Vila do Galleria Shopping de Campinas.

As inscrições foram abertas às 14h e, às 15h, com a casa lotada, foi a hora de começar as palestras. Patricia Sant’Anna, fundadora e diretora de pesquisa da Tendere, e Ana Vaz, consultora de imagem, professora e fundadora da Butique de Cursos, apresentaram o programa do dia e o panorama do varejo para 2016.

Só coisa boa

palestrantes
Os palestrantes da tarde! Da esquerda para a direita: Lucila Campiglia, Carol Ngueira, Ana Vaz, Katy Garcia, Patricia Sant’Anna, Galileu Prezotto, Juliana Lopes e Flavia Bossonaro. Divulgação MeModa – Foto: Rodrigo Marconatto

 

A primeira palestra foi de Flávia Thezolin Bossonaro, uma do grupo de sócios da FranquiaBR, que tem em seu guarda-chuva lojas da Hering, Mr. Cat, Cantão, Richards, Salinas, Cantão, Side Walk em 30 lojas no total. Dicas como franquia x multimarcas, público e local onde abrir loja, regionalização, relacionamento da loja com o cliente, e manejo de recursos em tempos de crise.

Logo depois, foi a vez de Katy Garcia explicar seu case inspirador: a loja sustentável Garimpeiras. Katy contou a história dos bazares para a criação da sua butique itinerante e da loja própria, surfando na onda do consumo consciente e do interesse crescente das pessoas por algo que ela é apaixonada: moda vintage. As palestras de Flávia e Katy foram seguidas de um bate-papo com o público.

Após um rápido intervalo, Lucila Campiglia trouxe em uma palestra seu extenso repertório sobre Visual Merchandising. A consultora sênior mostrou cases de sucesso de marcas internacionais e nacionais unindo tecnologia e experiência do consumidor no VM.

Logo após, foi a vez de falar sobre moda online, e a palestra de Carol Nogueira, coordenadora de marketing da área VIP do Shop2gether. Experiência do consumidor pode ser passada, sim, para as compras online!

Por fim, foi a vez de Galileu Prezotto e Juliana Lopes, da DBGZ Digital e à frente da startup MeModa, apoiadora do evento. Galileu apresentou sua experiência em logística de e-commerce e a possibilidade de um e-marketplace online com um conceito totalmente novo: promover a moda local. Já Juliana mostrou a riqueza da moda local para se tornar global, a partir de cases como da Dolce & Gabbana, e na urgência das marcas de moda brasileiras apostarem em novos modelos e não simplesmente copiarem o que a moda internacional pode ditar.

Confira como foi a programação completa:

14h00 – Abertura das inscrições (somente no local, sem reserva)
15h00 – Boas vindas e introdução ao tema: Varejo de Moda Físico e Digital: Desafios Contemporâneos com Patricia Sant’Anna e Ana Vaz
15h20 – Flávia Thezolin Bossonaro (Franquia BR) – Os desafios de ter varejo de moda com marcas já consolidadas: o case FranquiaBR
15h40 – Katy Garcia (Garmpeiras) –Dos bazares até a loja física – o varejo de moda consciente é possível
16h00 – debate com a plateia
16h20 – intervalo
16h40 – Lucila Campiglia (Consultora Sênior de VM) – VM do off ao online: desafios contemporâneos
17h00 – Carol Nogueira (Shop2gether) – Moda online
17h20 – Jú Lopes e Galileu Prezotto (Digital Buzz, Prezz e MeModa) – A tendência Omnichannel e a criação do MeModa
18h00 – Debate
19h – Encerramento

Se não deu pra acompanhar…

Não se preocupe! A equipe do MeModa gravou o evento na íntegra pra você. Assista aqui.

Nos vemos na próxima edição?

Comments

comments